Coleção CULT

 

34. COSTA, Leonardo e ROCHA, Renata (Org.)

Cultura e Ciência de Dados

Editora: EDUFBA

Ano: 2021

Resumo: Tomar a ciência como tema, à luz do que propunha Bourdieu no texto “Para uma Sociologia da Ciência”, é o objetivo mais geral desse livro, a partir de uma reflexão sobre as relações entre a ciência de dados e o campo da cultura, com ênfase na área das políticas culturais. A fim de produzir um conhecimento mais acurado sobre as interfaces possíveis entres esses dois campos científicos – tão complexos, profícuos e atuais –, pretende-se identificar agendas de pesquisa, temáticas proeminentes, desafios e perspectivas teórico-metodológicas, considerando-os distintos objetos de estudo.

Palavras-chave: Cultura-ensino e estudos; Bibliometria; Política cultura-Brasil

 

33. RUBIM, Antonio Albino Canelas e SIDONCHA, Urbano (Org.)

Enlaces culturais Brasil – Portugal

Editora: EDUFBA

Ano: 2021

Resumo: A cooperação acadêmica entre universidades brasileiras e portuguesas, expressa inclusive no âmbito do Congresso Internacional de Culturas, possibilitou o desenvolvimento do projeto deste livro. Ele é produto do intercâmbio propiciado pelo convênio acordado entre as instituições e pelos seis congressos já realizados. Assim, o livro busca discutir os enlaces entre Brasil-Portugal a partir de doze temas escolhidos por autoras(es) brasileiras(es) e portuguesas(es) convidadas(os), visitando a história e a atualidade dos enlaces culturais Brasil-Portugal.

Palavras-chave: Relações culturais – Brasil – Portugal; Estudos interculturais; Características nacionais

 

32. RUBIM, Antonio Albino Canelas (Org.)

Planos de cultura

Editora: EDUFBA

Ano: 2019

Resumo: A pesquisa que originou o livro busca analisar o Plano Nacional de Cultura (PNC), considerando seus múltiplos aspectos e desafios. Os autores dos textos concordam quanto à necessidade de se pensar um novo PNC que mantenha a ampla participação da sociedade e das comunidades culturais e garanta a realização dos objetivos expressos na Constituição Federal. O livro não se insurge apenas contra a destruição do passado e as ameaças do presente. Pretende estimular, em tempos tão difíceis, reflexões e lutas, no presente, pelo passado e pelo futuro.

Palavras-chave: Política cultural – Brasil; Plano Nacional de Cultura (Brasil)

 

31. COLLING, Leandro (Org.)

Artivismos das dissidências sexuais e de gênero

Editora: EDUFBA

Ano: 2019

Resumo: Os textos que compõem o livro resultam de uma pesquisa sobre políticas de respeito às diferenças sexuais e de gênero no Brasil atual. Cada autor aborda artistas e coletivos que têm usado, ontem e hoje, o teatro e a música para problematizar e questionar as normas de gênero e sexualidade no País. Os objetos abordados transitam entre a música popular brasileira e o teatro brasileiro/baiano do passado e do presente.

Palavras-chave: Relações de gênero; Sexualidade – Brasil

 

30. KAUARK, Giuliana, RATTES, Plínio e  LEAL, Nathalia (Org.)

Um lugar para os espaços culturais: gestão, territórios, públicos e programação

Editora: EDUFBA

Ano: 2019

Resumo: A coletânea parte da provocação de que os espaços culturais não devem ser pensados de maneira acessória, mas, sim, estrategicamente. Os artigos que compõem a obra giram em torno de temas como gestão, territórios, público e programação, apresentando uma diversidade de temas e abordagens que revela a complexa e dinâmica realidade dos espaços culturais. No entanto, por reconhecer a dificuldade de contemplar a totalidade de problemáticas envolvendo os espaços culturais com suas reflexões, os autores fazem da obra, antes de tudo, um estímulo a novas investigações nesse segmento.

Palavras-chave: Política cultural – Brasil; Espaços públicos; Espaços públicos – Brasil; Cultura

 

29. RUBIM, Linda e ARGOLO, Fernanda (Org.)

O Golpe na perspectiva de Gênero

Editora: EDUFBA

Ano: 2018

Resumo: A obra reúne 12 ensaios, concentrando-se no afastamento de Dilma Rousseff, primeira mulher eleita presidente do Brasil. O livro destaca como o processo histórico de inserção das mulheres ao espaço político tem sido marcado por uma dinâmica de avanços e retrocessos. Entre as autoras presentes no livro, estão as ex-ministras da pasta de Políticas para as mulheres, Nilma Lino Gomes e Eleonora Menicucci; a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM); a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Olivia Santana (PCdoB – BA); a filósofa Márcia Tiburi, a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL-RJ) e a gestora cultural Cláudia Leitão. A publicação enfatiza também as análises sobre o impacto das reformas trabalhista e previdenciária para as brasileiras, em especial as trabalhadoras domésticas. O livro é um convite à reflexão sobre gênero no Brasil e a importância da participação das mulheres para o amadurecimento da democracia brasileira.

Palavras-chave: Mulheres na Política – Brasil; Igualdade de Gênero; Direitos das Mulheres – Brasil

 

28. BARBALHO, Alexandre, ALVES, Elder Patrick Maia e VIEIRA, Mariella Pitombo (Org.)

Os trabalhadores da cultura no Brasil: criação, práticas e reconhecimento

Editora: EDUFBA

Ano: 2017

Resumo: Este livro busca descortinar a composição, a estrutura, a expansão, as tensões, assimetrias, lutas e formas de reconhecimento político-profissional dos trabalhadores da cultura no Brasil. O trabalho cultural, as atividades de criação artísticas e os processos técnicos e tecnológicos a elas associados estão no centro das transformações dos últimos tempos que integram as novas cadeias globais de serviços simbólicos especializados e as indústrias transnacionais do imaginário. Por trás da expansão dos mercados culturais globais e nacionais, acompanhados da respectiva intensificação do fluxo comercial dos bens e serviços simbólico-culturais, está a criação de valor simbólico-econômico propiciado pelo trabalho cultural.

Palavras-chave: Industria cultural – Brasil; Pessoal da área da cultura – Brasil; Mercado de trabalho

 

27. CÔRTES, Clelia Neri, LACERDA, Alice Pires de, LEAHY, Renata Costa e SOARES, Ricardo de Araujo (Org.)

Políticas e gestão da cultura: diálogos entre universidade e sociedade

Editora: EDUFBA

Ano: 2017

Resumo: O livro é o resultado do trabalho colaborativo, desenvolvido de forma interdisciplinar, por professores(as) e estudantes dos componentes curriculares Gestão de organizações culturais, Diversidade cultural, Economia da cultura e Organizações e sociedade. Os textos que o compõe resultam desse processo de interlocução, colaboração dos diversos autores e processos de intercâmbio entre grupos produtores de conhecimentos e de ações, dentro e fora da universidade.

Palavras-chave: Política cultural; Pluralismo cultural; Comunidade e universidade

 

26. RUBIM, Antonio Albino Canelas e VASCONCELOS, Fernanda Pimenta (Org.)

Financiamento e Fomento à Cultura no Brasil: estados e Distrito Federal

Editora: EDUFBA

Ano: 2017

Resumo: O livro parte de uma parceria firmada entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Ministério da Cultura (MinC), no sentido de compreender o financiamento e fomento estaduais de cultura no Brasil, dado fundamental para a construção do Sistema Nacional de Cultura e de um sistema nacional de financiamento e fomento mais condizentes com o caráter federativo do país e com as políticas de diversidade cultural, que desde 2003, vem sendo implantadas no Brasil. A ideia do projeto de pesquisa nasceu inspirada na existência anterior da Rede de Gestores Estaduais de Financiamento e Fomento à Cultura. O trabalho aqui presente é desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT).

Palavras-chave: Brasil – Política cultural – Pesquisa; Distrito Federal (Brasil) – Política cultural – Pesquisa; Política cultural; Cultura – Brasil – Pesquisa

 

25. RUBIM, Antonio Albino Canelas e VASCONCELOS, Fernanda Pimenta (Org.)

Financiamento e Fomento à Cultura nas Regiões Brasileiras

Editora: EDUFBA

Ano: 2017

Resumo: O livro parte de uma parceria firmada entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Ministério da Cultura (MinC), com o objetivo de compreender o financiamento e fomento estaduais de cultura no Brasil, dado fundamental para a construção do Sistema Nacional de Cultura e de um sistema nacional de financiamento e fomento mais condizentes com o caráter federativo do país e com as políticas de diversidade cultural, que desde 2003, vêm sendo implantadas no Brasil. A pesquisa Financiamento e fomento nos estados e Distrito Federal, realizada pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura e Ministério da Cultura e coordenada por Albino Rubim, deriva de necessidades, desejos e convergências de conhecer de um modo sistemático o panorama do financiamento e fomento à cultura no Brasil, efetivando a investigação, inicialmente, sobre as políticas desenvolvidas pelos 26 estados brasileiros e Distrito Federal.

Palavras-chave: Brasil – Política cultural – Pesquisa; Política cultural; Cultura – Brasil – Pesquisa

 

formação

24. COSTA, Leonardo Figueiredo Costa e MELLO, Ugo Barbosa (Org.)

Formação em organização da cultura no Brasil: experiências e reflexões

Editora: EDUFBA

Ano: 2016

Resumo: O livro mostra a importância de se qualificar profissionais para organizar o campo cultural, analisando o perfil dos cursos ofertados e estudantes que ingressam nessas carreiras, abordando a forma como esses profissionais são qualificados pelas universidades brasileiras, e problematizando o processo de formação em organização da cultura no país, a partir da criação de cursos pioneiros na área, em meados da década de 90.

Palavras-chave: Cultura – Brasil; Produção cultural – Brasil

 

23. RUBIM, Antônio Albino Canelas, CANAL, Carlos Yanez e BAYARDO, Rubens (Org.)

Panorama da gestão cultural na Ibero-América

Editora: EDUFBA

Ano: 2016

Resumo: Através de reflexões e diagnósticos os diversos autores tratam da construção da gestão cultural da Ibero-América considerando os contextos nos quais estão inseridos. A obra apresenta considerações importantes sobre a história do desenvolvimento dessas políticas até a profissionalização da área, passando pela cooperação regional através da cultura, estudos que têm também como objetivo consolidar, nas comunidades acadêmicas desses países, o campo teórico da área de gestão cultural.

Palavras-chave: Política cultural – América Latina; Cultura – América Latina

 

diversidade22. KAUARK, Giuliana, BARROS, José Márcio e MIGUEZ, Paulo (Org.)
Diversidade Cultural: políticas, visibilidades midiáticas e redes

Editora: EDUFBA

Ano: 2015

Resumo: Neste título, autores brasileiros, americanos e espanhóis se reúnem para discutir a respeito da diversidade cultural. Tratam-se de 12 artigos acadêmicos que abordam aspectos de mídia, audiovisual, redes, tecnologia, patrimônio e políticas públicas, de forma a obter um escopo da diversidade cultural em diversos âmbitos.

Palavras-chave: Pluralismo cultural

 

 

politicasculturaisdilma-capa-497x228mm.indd

21. RUBIM, Albino, BARBALHO, Alexandre e CALABRE, Lia (Org.)

Políticas culturais no governo Dilma

Editora: EDUFBA

Ano: 2015

Resumo: O livro se objetiva a analisar e avaliar as políticas culturais executadas no primeiro mandato de Dilma Rousseff. A reflexão considera a história dessas políticas no mundo e, principalmente, no país. O percurso do Ministério da Cultura, no período, é apresentado e ao final da análise o leitor terá conhecido as continuidades, descontinuidades, avanços e retrocessos das políticas para a cultura.

Palavras-chave: Política cultural – Brasil; Políticas públicas – Brasil; Brasil – Política e governo – 2011-2014; Brasil. Presidente (2011-2014 : Dilma Roussef)

 

Capa.indd

20. SANTOS, Hortência Silva Nepomuceno dos

Políticas públicas de cultura para as cidades

Editora: EDUFBA

Ano: 2015

Resumo: Embora as cidades de Recife e Salvador apresentem grandes relevâncias culturais em seus respectivos estados, essas duas capitais nordestinas têm histórias distintas no que diz respeito à cultura e a política. Neste título, é analisado comparativamente as políticas públicas de cultura das capitais de Pernambuco e da Bahia, de 2005 e 2011, período marcado pela gestão de João Roberto Peixe e Paulo Costa Lima, respectivamente.

Palavras-chave: Política cultural – Brasil; Política cultural – Recife

 

Cult_19

19. MIGUEZ, Paulo, BARROS, José Márcio e KAUARK, Giuliana (Org.)

Dimensões e desafios políticos para a diversidade cultural

Editora: EDUFBA

Ano: 2014

Resumo: A obra é uma coletânea com 18 artigos que aborda uma variedade de temáticas referentes às políticas para diversidade cultural. Além disso, traz visões bem distintas a partir de experiências vivenciadas nos países e regiões dos professores, pesquisadores e gestores culturais convidados para os seminários Diversidade Cultural e Políticas para Diversidade Cultural, realizados respectivamente em Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA). Logo, a obra elaborada com base nas palestras proferidas nesses eventos, colabora para o aprofundamento, ampliação e preservação do debate sobre as políticas culturais.

Palavras-chave: Política cultural; Diversidade cultural; Cultura; Direitos culturais; UNESCO

 

18. RUBIM, Antonio Albino

Politicas Culturais na Bahia Contemporânea (Coleção Cult)

Editora: EDUFBA

Ano: 2014

Resumo: Políticas Culturais na Bahia contemporânea é um retrato, fruto das vivências de Albino Rubim, dos desafios e alternativas testemunhados com a formulação e realização de políticas culturais e com os agentes culturais e políticos que também compartilharam tais realidades. Portanto, enquanto não se constituem as condições políticas, econômicas e sociais que permitam desenvolver as políticas em um patamar sólido, ir adiante das dimensões recorrentes da atuação cultural é um desafio apresentado no livro.

Palavras-chave: Bahia Política cultural; Democracia; Cidadania; Relações culturais Bahia; Artes; Patrimônio cultural Bahia

 

17. RUBIM, Linda, VEIRA, Mariella e SOUZA, Delmira (Org.)

Enecult 10 Anos

Editora: EDUFBA

Ano: 2014

Resumo: A obra analisa os dez anos de realização do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) apresentando aspectos essenciais para a construção do encontro. As organizadoras do livro fazem um balanço de todos os encontros durante esses 10 últimos anos com o intuito de mostrar as contribuições dos encontros para o estudo da cultura.

Palavras-chave: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura História; Cultura Congressos História

 

16. FREIRE, Alberto (Org.)

Culturas dos Sertões

Editora: EDUFBA

Ano: 2014

Resumo: A obra traz 16 artigos sobre o universo cultural do sertão, com uma diversidade de temas que abordam representações na música, cinema, literatura, no imaginário brasileiro, o olhar da juventude, organização e celebração da festa, a força real e simbólica do vaqueiro, além de contribuições sobre a identidade sertaneja. O livro integra a coleção CULT, do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, da UFBA. A obra traz 16 artigos sobre o universo cultural do sertão, com uma diversidade de temas que abordam representações na música, cinema, literatura, no imaginário brasileiro, o olhar da juventude, organização e celebração da festa, a força real e simbólica do vaqueiro, além de contribuições sobre a identidade sertaneja. O livro integra a coleção CULT, do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, da UFBA.

Palavras-chave: Cultura popular – Bahia; Políticas culturais – Bahia; História – Cultura – Bahia

 

15. COLLING, Leandro (org.)

Estudos e políticas do CUS

Editora: EDUFBA

Ano: 2013

Resumo: Os textos reunidos nesse livro representam parte da produção acadêmica realizada pelo grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), criado em 2007 no interior do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), órgão complementar da Universidade Federal da Bahia. Todas as análises e reflexões contidas nos textos, que em sua maioria tratam sobre produtos e fenômenos da cultura, sofrem forte influência dos estudos queer.

Palavras-chave: Sexualidade; Identidade de Gênero; Homossexuais; Cultura; Estudos queer

 

Cult_14

14. BARBALHO, Alexandre, BARROS, José Márcio e CALABRE, Lia (Org.)

Federalismo e políticas culturais no Brasil

Editora: EDUFBA

Ano: 2013

Resumo: O livro reúne reflexões sobre a materialidade da proposta democrática do Ministério da Cultura (MinC) durante o governo Lula. Os artigos são assinados por pesquisadores de vários estados brasileiros, o que compõe um painel amplo de experiências político-culturais e facilita a análise do contexto político de cada estado do país, da configuração do órgão gestor cultural estadual e da existência (ou não) de ligações, parcerias e projetos comuns entre eles e o Ministério da Cultura.

Palavras-chave: Política e cultura – Brasil; Federalismo – Brasil; Brasil – Política cultural

 

13. COSTA, Frederico (Org.)

Política e gestão cultural: perspectivas Brasil e França

Editora: EDUFBA

Ano: 2013

Resumo: Reunindo algumas discussões que foram originalmente apresentadas no I Seminário Internacional Brasil-França de Política e Gestão Cultural – Olhares cruzados, realizado em maio de 2010, a obra busca desfazer alguns mitos sobre política cultural, com o objetivo de repensar o papel do Estado na cultura e tentar construir políticas que deles escapem. Um desses mitos é o de que qualquer pessoa poderia tocar um projeto cultural.

Palavras-chave: Política cultural – Brasil; Política cultural – França; França – Cooperação internacional – Brasil; Pluralismo cultural

 

12. OLIVEIRA, Marinyze e RAMOS, Elizabeth (Org.)

Desleituras cinematográficas: literatura, cinema e cultura

Editora: EDUFBA

Ano: 2013

Resumo: Os textos reunidos nesta obra são de autoria de diversos pesquisadores e tratam, das relações existentes entre literatura, cinema e cultura. O prefácio é de autoria de Silviano Santiago e a coletânea é composta por nove capítulos, que abordam temas como: os discursos literários e cinematográficos a partir de aspectos das teorias culturais contemporâneas e dos conceitos tradicionais de filosofia da linguagem; filme e literatura cyberpunk; estratégias de tradução; a narrativação da violência no Brasil, através dos casos de Cidade de Deus e Tropa de Elite; entre outros.

Palavras-chave: Cinema – Brasil; Cinema e literatura – Brasil; Cultura; Socialismo e arte; Problemas sociais no cinema – Brasil; Cinema e história

 

11. RUBIM, Linda e MIRANDA, Nadja (Org.)

Estudos da festa

Editora: EDUFBA

Ano: 2012

Resumo: Este livro aborda manifestações que integram o circuito das festas de diferentes cidades brasileiras, reunindo estudos multifacetados da identidade do nosso país, além de contar com um texto do professor colombiano Edgar Bolívar, que elabora uma reflexão a respeito de festas e espaços urbanos tendo como foco de análise a Festa das Flores e o Desfile dos Silleteros da Colômbia.

Palavras-chave: Festas Populares; Festa

 

10. BARBALHO, Alexandre, CALABRE, Lia, MIGUEZ, Paulo e ROCHA, Renata (Org.)

Cultura e desenvolvimento: perspectivas políticas e econômicas

Editora: EDUFBA

Ano: 2011

Resumo: Esta obra é fruto do grupo de trabalho Cultura e Desenvolvimento, que aconteceu durante o XIV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO), realizado pela Fundação Joaquim Nabuco em Recife, em setembro de 2009. A partir de uma perspectiva multidisciplinar, este grupo de trabalho teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas e seu papel no desenvolvimento das sociedades contemporâneas. As discussões envolveram a presença do Estado na execução e formulação das políticas públicas culturais, assim como a sociedade civil e os movimentos sociais.

Palavras-chave: Política cultural; Brasil – Política cultural; Cultura – Aspectos econômicos; Política e cultura

 

9. COLLING, Leandro (org.)

Stonewall 40+ o que no Brasil?

Editora: EDUFBA

Ano: 2011

Resumo: Este livro, integrante da Coleção Cult, reúne a transcrição de mesas redondas e os artigos apresentados por autores no Stonewall 40 + o que no Brasil?, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) em setembro de 2010. O encontro teve como objetivo discutir e avaliar o movimento LGBT no Brasil, promovendo um diálogo entre os estudos acadêmicos sobre o tema e a comunidade, abordando as políticas públicas e identitárias desenvolvidas após a rebelião de Stonewall.

Palavras-chave: homossexualidade – Brasil; Sexo (Psicologia); Identidade de gênero; Teoria Queer

 

8. RUBIM, Antônio Albino Canelas, FERNANDES, Taiane e RUBIM, Iuri  (Org.)

Políticas Culturais, Democracia & Conselhos de Cultura

Editora: EDUFBA

Ano: 2010

Resumo: Este livro traz reflexões sobre a temática dos conselhos de políticas públicas no Brasil, contando com materiais produzidos pelas investigações desenvolvidas no processo. A obra abarca reflexões de estudiosos convidados sobre conselhos, democracia e políticas públicas de cultura no Brasil e abrange a análise de algumas experiências específicas de conselho no país. A publicação é uma referência para estudiosos e ativistas dos conselhos de cultura, pretendendo subsidiar intervenções políticas e acadêmicas, objetivando aprofundar a democratização dos conselhos e do campo cultural no país.

Palavras-chave: Política cultural; Brasil – Política cultural; Conselho de cultura

 

 

7. RUBIM, Antônio Albino Canelas e ROCHA, Renata (Org.)

Políticas Culturais para as Cidades

Editora: EDUFBA

Ano: 2010

Resumo: Fruto do IV Ciclo de Debates em Políticas Culturais, ocorrido em 2008, são apresentadas neste livro, através de diferentes interpretações, perspectivas e maneiras de perceber as cidades, as conexões contemporâneas entre cidade e cultura, tema atual e complexo. Pesquisadores, profissionais, gestores e políticos expuseram suas inquietações e provocações. As falas, transcritas e cuidadosamente revisadas, foram somadas a um artigo do sociólogo e professor Gey Espinheira, escrito para o evento.

Palavras-chave: Política cultural; Cidades e vilas; Patrimônio cultural; Política urbana; Pluralismo cultural

 

6. RUBIM, Antônio Albino Canelas (Org.)

Políticas culturais no governo Lula

Editora: EDUFBA

Ano: 2010

Resumo: Esta obra trata de inúmeros aspectos das políticas culturais desenvolvidas no governo Lula durante as gestões dos ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira. Embora tais processos ainda se encontrem em andamento, com todas as dificuldades imanentes a um empreendimento analítico efetuado nestas circunstâncias, o caráter de atualidade e a multiplicidade de aspectos considerados nos diversos artigos certamente trazem grandes contribuições, no sentido de estimular a realização de novas e mais profundas investigações.

Palavras-chave: Política cultural; Brasil – Política cultural; Brasil – Política e governo – 2003

 

5. RUBIM, Linda e MIRANDA, Nadja (Org.)

Transversalidades da Cultura

Editora: EDUFBA

Ano: 2008

Resumo: Registra as conferências do III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), realizado em Salvador em 2007. Constitui-se em um mosaico bilíngue de textos que traduz a arquitetura do evento: um fórum anual democrático de acolhimento aos modos diversos de pensar a cultura. Apresenta nove estudiosos de várias universidades do Brasil, da Venezuela, do Chile e de Portugal.

Palavras-chave: Inclusão digital; Política urbana; Brasil. Ministério da Cultura – História; Política cultural; Multiculturalismo; Comunicação e cultura; Cultura – Congressos

 

4. RUBIM, Antonio Albino e RAMOS, Natália (Org.)

Estudos de Cultura do Brasil e de Portugal

Editora: EDUFBA

Ano: 2008

Resumo: Este livro oferece para leitura e discussão um conjunto diversificado de textos de autores brasileiros e portugueses sobre questões culturais apreendidas através de múltiplos enfoques. Acolhe temas inscritos em uma concepção ampla de cultura, tais como antropologias, colonialismos, desenvolvimentos, estereótipos, globalizações, identidades, mídias e políticas culturais.

Palavras-chave: Cultura organizacional; Televisão – Aspectos sociais; Globalização; Crítica de arte; Política cultural; Cultura – Portugal – Coletânea; Cultura – Brasil – Coletânea

 

3. RUBIM, Antonio Albino e BAYARDO, Rubens (Org.)

Políticas Culturais na Ibero-América

Editora: EDUFBA

Ano: 2008

Resumo: Este livro mostra a situação das políticas culturais no espaço ibero-americano a partir da descrição e análise de casos de 10 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Cada trabalho compreende uma breve resenha histórica das políticas culturais e seus principais momentos no país. Examina a organização da área encarregada, as principais instituições de políticas culturais nacionais e os principais documentos e legislações existentes.

Palavras-chave: Cooperação universitária; Intercâmbio cultural e científico; Política cultural – Ibérica, Península (Espanha e Portugal); Política cultural – America Latina

 

2. RUBIM, Antonio Albino e BARBALHO, Alexandre (Org.)

Políticas Culturais no Brasil

Editora: EDUFBA

Ano: 2007

Resumo: Este livro busca ampliar o intercâmbio entre os estudiosos da cultura, assim como consolidar esta área multidisciplinar de estudos. Analisa a trajetória, a situação atual, os impasses, as mudanças, as prioridades e as perspectivas das políticas culturais nacionais desenvolvidas no país. Importante contribuição para aprofundar a discussão e o debate sobre as políticas públicas de cultura no Brasil.

Palavras-chave: Arte e Estado; Brasil – Política cultural; Cultura – Brasil; Política e cultura – Brasil

 

1. NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (Org.)

Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares

Editora: EDUFBA

Ano: 2007

Resumo: Este livro analisa a temática cultural a partir de diferentes perspectivas, disciplinas, tempos e lugares, visando divulgar o conhecimento hoje produzido no campo da cultura. Nele, 15 artigos tratam de assuntos como identidades culturais, cultura e desenvolvimento, economia criativa, políticas e públicos da cultura, direitos do autor e arte afrodescendente.

Palavras-chave: Identidade social; Autoria; Indústria cultural; Política cultural; Cultura – Brasil; Cultura

 

As publicações do CULT podem ser adquiridas através do e-mail coedufba@ufba.br ou através do site da Edufba. Os livros podem ser acessado também através do Repositório Institucional da UFBA: https://repositorio.ufba.br/ri/.