Dois livros da coleção CULT lançados no encerramento do VII ENECULT

No dia 5 de agosto, às 20 horas, no Forte São Diogo (Barra) foi promovida uma confraternização de encerramento do VII ENECULT para os participantes do evento. A atividade incluiu o lançamento de 24 livros que discutem a cultura em suas mais diversas interfaces. Entre eles, dois novos livros da Coleção CULT, além de várias outras publicações (várias com participação de pesquisadores do CULT). Saiba mais sobre cada uma das publicações lançadas:

CULT 09 – Stonewall 40 + o que no Brasil?, organizado por Leandro Colling

Este livro, integrante da Coleção Cult, reúne a transcrição de mesas redondas e os artigos apresentados por autores no Stonewall 40 + o que no Brasil?, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) em setembro de 2010. O encontro teve como objetivo discutir e avaliar o movimento LGBT no Brasil, promovendo um diálogo entre os estudos acadêmicos
sobre o tema e a comunidade, abordando as políticas públicas e identitárias desenvolvidas após a rebelião de Stonewall.

CULT 10 – Cultura e Desenvolvimento: perspectivas políticas e econômicas, organizado por Alexandre Barbalho, Lia Calabre, Paulo Miguez e Renata Rocha

Também integrante da Coleção Cult, esta obra é fruto do Grupo de Trabalho Cultura e Desenvolvimento, que aconteceu durante o XIV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO), realizado pela Fundação Joaquim Nabuco em Recife, em setembro de 2009. A partir de uma perspectiva multidisciplinar, este GT teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas e seu papel no desenvolvimento das sociedades contemporâneas.

De quem é a cena? A regulamentação do exercício amador e profissional de atores e atrizes

Gyl Giffony

Atriz? Não-ator? Amadorismo? Profissionalismo? Ao que serve o uso discursivo desses termos? Essas são questões iniciais das reflexões expostas neste livro. O caminho percorrido por Gyl Giffony é de uma investigação interdisciplinar, articulando ciências jurídicas, artes cênicas, sociologia e outras áreas, com o fim de analisar e esclarecer pontos relevantes acerca da regulamentação do exercício de atores e atrizes no Brasil.

A antevéspera e o canto do sol

Olney São Paulo

Numa proposta de trazer para circulação o livro de contos e novelas publicados por Olney São Paulo, no Rio de Janeiro, em 1969, o Núcleo de Estudos em Literatura e Cinema – NELCI/UEFS, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural – PPGLDC/UEFS, recuperou e atualizou esta coletânea, para possibilitar aos leitores contemporâneos oportunidade de conhecer o universo literário de Olney, oportunizando a ampliação de estudos acadêmicos sobre este importante e esquecido escritor e cineasta baiano.

Aspectos críticos da literatura e do cinema na obra de Olney São Paulo

Claudio C. Novaes

Este livro reúne artigos produzidos na pesquisa sobre a obra de Olney São Paulo, coordenada pelo Núcleo de Estudos em Literatura e Cinema – NELCI/UEFS. Os artigos pretendem uma introdução do leitor ao acervo literário e cinematográfico de Olney, problematizando alguns aspectos da sua formação intelectual e artística no cenário da política nacional-popular dos anos 1950-19960, buscando na recepção crítica traços da ideologia nacionalista e da problemática da indústria cultural brasileira.

 

Deixe uma resposta