III ENECULT

23 a 25 de maio de 2007
Salvador – Bahia – Brasil

Sociólogo belga Armand Mattelart

A proliferação atual dos estudos da cultura ainda não possibilitou no país a consolidação de espaços públicos de encontro e interlocução que reúnam diferentes olhares sobre o tema. Nesse sentido, a realização do III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – III ENECULT – cumpre seu objetivo, ao evidenciar a constituição de um importante lugar de discussão e apresentação de trabalhos sobre cultura, que congrega estudiosos de diferentes áreas do conhecimento do Brasil e do mundo.

Nas edições anteriores do encontro estiveram presentes renomados pesquisadores, não apenas do Brasil, mas também do exterior. Dentre os estrangeiros, destacamos: Alicia Entel (Argentina), Armando Silva (Colômbia), Maria da Conceição Ramos (Portugal), Maria de Lourdes Lima dos Santos (Portugal), Natália Ramos (Portugal), Pedro Querejazu (Colômbia), Rubens Bayardo (Argentina) e Xan Bouzada Fernández (Espanha). Dentre os brasileiros: Durval Muniz de Alburquerque Jr. (UFRN), Francisco Foot Hardman (UNICAMP), Hamilton de Faria (Instituto Pólis), Heloisa Buarque de Hollanda (PAAC/UFRJ), Isaura Botelho (CEBRAP), Joanildo A. Burity (Fundação Joaquim Nabuco), João de Jesus Paes Loureiro (UFPA), José Carlos Durand (FGV/SP), Liv Sovik (UFRJ), Luis Roberto Alves (Cátedra Celso Daniel/ABC/SP), Maria Arminda Arruda (USP), Maria Immacolata Vassalo Lopes (USP), Ruben George Oliven (UFRGS) e Zeny Rosendhal (UERJ).

Na sua última edição, em maio de 2006, o ENECULT contou com mais de 300 participantes. Além das mesas-redondas com pesquisadores convidados, foram apresentadas 122 comunicações de proponentes brasileiros e estrangeiros, cujos textos completos foram publicados em CD-Rom e distribuídos durante o evento. Temas como a situação atual dos estudos da cultura, as contribuições disciplinares a esses estudos, cultura e identidades, cultura e desenvolvimento, economia da cultura, consumo e práticas culturais, diversidade cultural, políticas culturais, dentre outros que têm perpassado os diversos campos disciplinares, foram debatidos.

O ENECULT é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura/CULT e pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/PÓS-CULTURA da Universidade Federal da Bahia/UFBA.