Pesquisas Atuais

Coletivo Gestão Cultural

  • Líderes: Gisele Nussbaumer e Giuliana Kauark
  • Ementa: O grupo reúne pesquisadoras e pesquisadores interessados em refletir sobre a gestão cultural em seus aspectos conceituais e práticos, considerando suas especificidades, modelos e áreas de atuação, bem como interfaces com as políticas culturais e a produção artístico-cultural no contexto brasileiro e, em especial, baiano. Abrange estudos relacionados à gestão de instituições, equipamentos e espaços culturais; grupos e coletivos; programas, projetos e iniciativas; gestão pública e não estatal da cultura; perfis de gestoras e gestores culturais; práticas e públicos da cultura na contemporaneidade.
    CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8996111478323523

LOGOS – Comunicação Estratégica, Marca e Cultura

  • Líder: Adriano de Oliveira Sampaio
  1. 1 → Pesquisa 1 – Comunicação Estratégica e Marca Lugar
  • Ementa: O grupo investiga as estratégias de visibilidade e autopromoção de duas metrópoles locais (Salvador e São Paulo) e duas metrópoles fora do país Lisboa (Portugal) e Barcelona (Espanha) a partir da dimensão cultural. Para tanto, busca analisar discursivamente as suas campanhas de autopromoção desenvolvidas pelas suas instâncias públicas de promoção ao turismo. Como objetivos específicos pretendemos: I) realizar levantamento sobre as políticas culturais desenvolvidas pelas secretarias municipais de cultura (2014-2015) que tenham como intenção estabelecer um vínculo entre o consumo cultural na cidade, na perspectiva do cidadão e do turista. II) Observar a imagem de marca das duas cidades, por intermédio do vínculo que estabelecem com a cultura enquanto direito constituído dos seus habitantes e visitantes. O corpus de análise dessa etapa da investigação serão os planos de turismo e de cultura das respectivas capitais. O presente projeto de pesquisa, em nível Pós Doc, foi iniciado na ECA/USP, sob a supervisão da Prof.a Dra Margarida Maria K. Kunsch (2016-2017).
  1. 2 → Pesquisa 2 – Comunicação estratégica e interação com a sociedade em questões ecológicas e evolutivas
  • Ementa: Promover interface entre INCT e agenda midiática e social, buscando fomentar discussão pública sobre conhecimento científico construído para/com a sociedade em relação à ecologia e a conservação da biodiversidade. Marco teórico: O direito à comunicação é um dos direitos básicos do cidadão e, assim, um dever do estado, constituindo-se numa continuação do desenvolvimento da liberdade e democracia. Ele coroa as conquistas dos direitos civis, pertinentes ao indivíduo; direitos políticos, relativos à ação do cidadão na condução política do Estado; e direitos sociais, marcados pelo advento e implicações da revolução industrial. Subprojeto integrador 4 do INCT no: 465767/2014-1 – “Comunicação estratégica e interação com a sociedade em questões ecológicas e evolutivas”.
    CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8471714778036542

Memória e Identidade – ativismos e políticas

  • Líder: José Roberto Severino e Raquel Alvarenga Sena Venera
  • Ementa: O grupo investiga os temas que relacionem memória e identidade nos mais diversos olhares sobre a produção cultural contemporânea. Contempla trabalhos do patrimônio cultural material e imaterial e da memória social, que possam fornecer elementos para a definição e redefinição de políticas públicas no campo da cultura e que expressem a capacidade do ser humano de sobreviver no meio em que vive, constituindo-se em registro da história da cidade, país, nação e da vida das pessoas. Busca ainda reunir experiências recriadoras de processos culturais em comunidades/grupos tradicionais; a diversidade e o patrimônio cultural nas narrativas de pertencimento contemporâneas.
    CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/259643

Observatório de Políticas e Gestão Culturais

  • Líderes: Antonio Albino Canelas Rubim e Renata de Paula Trindade Rocha de Souza
  • Ementa: O grupo de pesquisa desenvolve análises e estudos sobre políticas e gestão da cultura, em especial na circunstância social brasileira. Reúne pesquisadores/as, em diferenciados momentos de aprendizado e experiência, dedicados ao estudo de formulação, planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas e gestão culturais, gerais e especializadas, bem como de temas afins, a exemplo de: agentes, grupos, instituições e espaços culturais; cooperação e intercâmbio culturais; circulação e distribuição da cultura; crítica cultural; direitos culturais; economia criativa e da cultura; financiamento e fomento à cultura; formação em cultura; fruição e consumo culturais; institucionalidade cultural; organização do campo cultural; participação cultural; patrimônio cultural; programação cultural e territórios culturais. O trabalho de investigação está sempre associado à formação de pesquisadores e a divulgação dos resultados das suas pesquisas em uma perspectiva de compromisso com a sociedade.
    CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3151653395578179