Pesquisas Atuais

Linha de pesquisa – Cultura e Gênero

1  Grupo de Pesquisa: Miradas

  • Ementa: Grupo de pesquisa que congrega uma série de projetos de pesquisas que têm a finalidade de refletir  sobre a articulação entre Media, Cultura e Gênero.
  • Pesquisadora – Linda Rubim

Projeto de Pesquisa: “Mulheres diretoras de cinema”

  • Ementa: Tem como objetivo realizar um mapeamento da produção cinematográfica de mulheres de 1995 a 2005, período em que na América Latina percebe-se uma significativa emergência de filmes feitos por mulheres. A pesquisa  busca  refletir em que medida a ação de empoderamento dessas mulheres que  atuam  em um cenário, masculino marcadamente  hegemônico, pode elaborar um novo cinema,  sintonizado com as lutas sociais  das mulheres. A pesquisa  tem como aporte teórico as teorias feministas em diálogo com o campo da cultura e ainda  visita a psicanálise, com o propósito de  desvelar  as questões das  subjetividades especialmente no que diz respeito a mulher na sua relação contemporânea com os aparatos mediáticos.
  •  Pesquisadora – Linda Rubim

Linha de pesquisa – Culturas e Sexualidades

1 →Grupo de Pesquisa: CUS

  • Ementa: A linha Culturas e Sexualidades abriga pesquisas que tratam sobre as relações entre as culturas e as sexualidades, especialmente as ligadas aos ativismos e estudos queer, das subalternidades e pós-colonialidades. As pesquisas tratam sobre as normatizações, normalizações e naturalizações sobre as diversidades e/ou dissidências sexuais e de gêneros, os binarismos das orientações sexuais e identidades de gênero, as formas dissidentes de viver as múltiplas sexualidades e os gêneros que existem em nossa sociedade.
  • Pesquisadores: Leandro Colling e Djalma Thurler

Linha de pesquisa – Políticas culturais 

1 →  Projeto de Pesquisa: Circuitos culturais, memória e narrativas do pertencimento: território e identidade na contemporaneidade.

  • Ementa: Os temas transversais da vida cultural urbana/rural contemporânea. A produção de sociabilidades e subjetividades urbanas contemporâneas. A cidade como campo de fluxos da memória. O sentido do território em contextos culturais e políticos de matrizes e contextos identitários variados. As experiências do tempo e a análise de eventos, dos processos de produção e das políticas culturais para a identidade e para o território.
  • PesquisadorJosé Roberto Severino

2   Projeto de Pesquisa: Em Busca da Institucionalização Nunca Tida: A Construção do Sistema Nacional de Cultura

  • Ementa: A institucionalização da cultura como política pública não é um processo tardio, se comparado com outros setores, pois as primeiras ações mais sistemáticas surgiram quando no Brasil se estruturaram, de modo geral, as políticas setoriais do governo federal, ou seja, no período Vargas (1930-45). Portanto, sua trajetória não se diferencia de outros setores como educação, saúde, moradia etc, marcada pelos mesmos valores que constituem a cultura política nacional: clientelismo, favoritismo, patrimonialismo, autoritarismo. No entanto, as políticas culturais padecem de elevado grau de fragilidade e descontinuidade que não se percebe nas políticas das outras áreas. Esta situação começa se modificar com a gestão dos ministros de cultura Gilberto Gil e Juca Ferreira, que durante os dois governos Lula, procurou de diversas formas minimizar esse quadro de instabilidade, estabelecendo as bases institucionais que possibilitassem a transformação das políticas culturais em políticas de Estado. […]
  • Pesquisador Alexandre Barbalho

3 Projeto de Pesquisa: Políticas Culturais no Brasil e na Bahia: Desafios Federativos

  • Ementa: O projeto investiga os desdobramentos das políticas culturais nacionais, desenvolvidas de 2003 a 2014, sob a égide de uma concepção político-cultural explicitamente federativa, em termos de políticas de cultura nas outras esferas federativas, em especial a estadual. A investigação indicará se esses desdobramentos consubstanciam ou não os eixos centrais de intervenção daquelas políticas: o sistema nacional de cultura, que pretende articular União, estados e municípios, e o plano nacional de cultura, que objetiva desenvolver um plano de trabalho compartilhado entre União, estados e municípios. Para viabilizar tal pesquisa, foi selecionado um estado específico, a Bahia.
  • Pesquisador Albino Rubim

4 → Projeto de Pesquisa: A  Convenção da Unesco e as políticas para a diversidade cultural no espaço latino americano.

  • Ementa: O projeto se propõe a investigar, no contexto dos dez anos da Convenção da Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO completados em outubro de 2015, as apropriações e repercussões deste instrumento jurídico e político internacional nas políticas nacionais de cultura de países latino americanos. Tomando como universo de pesquisa uma amostra de quatro países sul-americanos (Brasil e + três a definir) que aderiram formalmente à convenção e tornaram públicos seus esforços e iniciativas […]
  • Pesquisador: José Marcio Barros

5 Projeto de Pesquisa:  Estudos da Cultura no Brasil: um mapa possível.

  • Ementa: Objetiva realizar um mapeamento sobre o perfil dos estudos da cultura no Brasil a partir dos trabalhos apresentados nas ultimas nove edições do ENECULT de modo a depreender uma possível agenda que orienta este campo de estudos no país
  • Pesquisadores: Mariella Pitombo, Linda Rubim e Delmira Nunes

6 →Projeto de Pesquisa: Gestão e Produção Cultural na Bahia Mapeamento da dança nas capitais brasileiras e no Distrito Federal

  • Ementa: Visa realizar um mapeamento da dança nas capitais brasileiras e Distrito Federal, em três etapas, identificando sujeitos, grupos e instituições que desenvolvem atividades de dança a fim de elaborar um panorama quali-quantitativo que abranja a dimensão social, econômica e artística dos sujeitos pesquisados da área, por meio da constituição de uma rede de pesquisadores vinculados prioritariamente às Universidades públicas federais e estaduais que possuam cursos de Dança ou Grupos de Pesquisa nesse campo.
  • Pesquisadora: Gisele Marchiori Nussbaumer

Linha de pesquisa – Cultura e Subalternidades

1 →Grupo de Pesquisa: Cultura e Subalternidades no Brasil

  • Ementa: O estudo das subalternidades; cultura; cultura brasileira; teoria e crítica da cultura; relações de subordinação e contemporaneidade; subalternidades e filosofia; subalternidades e ciências sociais; subalternidades e estudos culturais. Mecanismos de subalternização e a questão do outro.
  • Pesquisadores – Marinyze das G. Prates de Oliveira e Maurício Matos dos Santos Pereira

Linha de pesquisa: Cultura e Desenvolvimento

1 →Grupo de Pesquisa: A experiência da formação no curso de Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura: reformulação do seu projeto pedagógico

  • Ementa: Atualmente uma das maiores carências detectadas em pesquisas das políticas culturais brasileiras têm sido a ausência de políticas de formação de pessoal em cultura. Desde o ano de 1996, de forma pioneira no Brasil, a Universidade Federal da Bahia passou a oferecer o curso de Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura. Que curso seria esse? Que habilidades são desenvolvidas a partir dessa formação? Até hoje os recém-ingressos no curso de produção cultural, como é comumente chamado, têm em mente essas dúvidas, pois são poucas opções de graduação plena nessa área no Brasil. Mas, felizmente, há um leque de oportunidades por detrás dessa nomenclatura, que de alguma forma participa de um movimento que busca profissionalizar o campo da organização da cultura campo esse que congrega os profissionais atuantes na política, gestão ou produção culturais. Urge que, depois de 16 anos de experiência, essa formação seja revista, já que ao longo desse período tivemos apenas uma mudança na grade curricular datada do ano 2000. Além disso, é importante ter como base um comparativo nacional, ampliando a relação do curso da Universidade Federal da Bahia com as experiências de outras universidades […]
  • Pesquisador: Leonardo Costa

Linha de pesquisa: Culturas e América Latina

1 →Grupo de Pesquisa: Práticas artísticas e pensamento crítico na América Latina

  • Ementa: O objetivo deste projeto é mapear e discutir a interculturalidade e o espaço latino-americano a partir da análise de práticas artísticas, fenômenos sociopolíticos, desenvolvimentos históricos e demais processos observados neste território, através de visões de pesquisadores latino-americanos e de outras latitudes, com foco prioritário nos debates sobre a geopolítica do conhecimento e a decolonialidade. As atividades do grupo contemplam e priorizam o diálogo com a comunidade em geral, através de atividades de extensão realizadas regularmente em diferentes espaços da cidade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
  • Pesquisador: Carlos Bonfim

Linha de pesquisa: Culturas e Artes

1 →Grupo de Pesquisa: Poéticas e narrativas audiovisuais contemporâneas

  • Ementa: Estuda a constituição da linguagem e da narrativa audiovisual no contexto dos processos criativos, articulando as diferentes formas de estruturação da linguagem e da narrativa audiovisual em suas relações com as práticas sociais e experiências dos sujeitos na contemporaneidade.
  • Pesquisadora: Marise Berta

2 →Grupo de Pesquisa:   Narrativas, Imagens e Sons da Cidadania

  • Ementa: Visa integrar discentes do IHAC com estudantes do Ensino Médio de Lauro de Freitas, para a realização de uma série de vídeos e vinhetas sonoras, que comporão um programa educativo produzido por uma equipe multidisciplinar, formada por professores da UFBA, cujos conteúdos digam respeito à juventude e a cultura local. A atividade relaciona-se com as pesquisas dos professores envolvidos, o que permitirá a reflexão da experiência com os alunos, a partir da efetivação de uma agenda de encontros temáticos, com o propósito de discutir a teoria na prática […].
  • Pesquisadora: Marise Berta

3 →Grupo de Pesquisa:  TV UFBA em processo

  • Ementa: Projeto de qualificação de prática audiovisual em que se tem a oportunidade de experimentar o repertório teórico nas realizações audiovisuais de formato televisivo na web TV UFBA. O laboratório TV UFBA em processo visa a formulação de uma proposta audiovisual diferenciada que resulte em novos padrões para a TV Universitária.
  • Pesquisadora:  Marise Berta

4 →Canto de cada canto

  • Ementa: Tem como principal finalidade a reflexão crítica-teórica sobre o conceito de canção, identidade e suas interconexões com o teatro/música/canto/voz, com destaque também para a performance nos seus respectivos contextos sócio-histórico-culturais. Enfatiza, ainda, o estudo da genealogia da intérprete, particularmente a brasileira, a partir do teatro de revista e a interconexão com os gêneros musicais gestados no Brasil em momentos diversos nas dimensões imaginárias, simbólicas e sonoras com foco numa leitura das culturas e das artes nos espaços de fricção entre, letra, voz, corpo, gênero e raça.
  • Pesquisadora: Marilda Santanna (UFBA), Claudia Sisan (UNEB) e Marcelo Dantas (UFRB CECULT)

5 →As bambas do samba

  • Ementa: Esta pesquisa pretende identificar e analisar o protagonismo da mulher artista e artivista na construção do samba enquanto gênero musical indissociável da construção de uma identidade nacional e da memória da música popular brasileira construída também pela mulher.
  • Pesquisadora: Marilda Santanna