Pesquisadores plenos

Adriano de Oliveira Sampaio
Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – UFBA (2003/2009), com estágio doutoral pela Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle (2007), graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Imagem/Identidade de Marca e Marketing Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, assessoria em comunicação, auditoria de opinião, posicionamento discursivo aplicado à televisão, pesquisa em comunicação.

Antonio Albino Canelas Rubim
Professor Titular da Faculdade de Comunicação da UFBA. Doutor com tese em políticas culturais. Pesquisador do CNPq com investigação em andamento sobre políticas culturais. Professor e pesquisador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Orientador de trabalhos de pós-graduação (doutorado, mestrado e especialização) e de graduação em políticas e produção culturais.

Djalma Thürler
Atualmente desenvolve estágio de Pós-Doutoramento na PUC de São Paulo com o título “Cartografias do desejo e novas sexualidades: aspectos da cena contemporânea dos anos 90 e depois”. Coordena o Grupo de Pesquisa GENI – narrativas marginais e participa do Grupo de Pesquisa CUS – Cultura e Sexualidade.

Gisele Marchiori Nussbaumer
Possui mestrado em Ciências da Comunicação/USP e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA. É professora adjunta da FACOM/UFBA, professora e pesquisadora do PÓS-CULTURA e membro do CULT. Atua nas áreas de políticas culturais, gestão e produção cultural, públicos da cultura e cibercultura. Publicou os livros Teorias e políticas da cultura (2007) e O mercado da cultura em tempos (pós) modernos (2000). Em 2007 assumiu a Direção da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

José Roberto Severino
É professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: história, comunicação e patrimônio cultural. Professor da disciplina Política da Cultura e da Comunicação, da Faculdade de Comunicação, e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. É pesquisador do Grupo de Estudos multidisciplinares em Cultura CULT e pesquisador associado do Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Universidade de São Paulo. No projeto Intolerância/Tolerância – Democracia e Cidadania, do Programa Institutos do Milênio CNPq é coordenador do Projeto Memória e Identidade, com foco em políticas culturais e a migração/imigração contemporâneas. Atua no campo da História da Cultura

Leandro Colling
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é professor adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos e do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, ambos da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa as relações entre a sexualidade, gênero e a cultura.

Leonardo Figueiredo Costa
Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Cultura e Desenvolvimento pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), com período sanduíche na Université Paris III (Sorbonne Nouvelle). Mestre em Cibercultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Graduado em Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura (UFBA). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Organização da Cultura e Cibercultura.

Lindinalva Silva Oliveira Rubim
Professora Doutora da Faculdade de Comunicação da UFBA, com tese sobre cultura e gênero. Professora e pesquisadora do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA.

Marise Berta de Souza
Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1977), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2007). É professora adjunta do IHAC – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos da Universidade Federal da Bahia. Produtora e realizadora audiovisual, coordena o Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES/UFBA. Atua nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema, tratando principalmente dos seguintes temas: cinema brasileiro, cultura brasileira e audiovisual.

Paulo Cesar Miguez de Oliveira
Vice-Reitor da UFBA para o quadriênio 2014-2018. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia UFBA (1979), mestre em Administração (UFBA, 1995) e doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas (UFBA, 2002). É professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), do qual foi coordenador entre 2010 e 2012, e pesquisador do CULT – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (UFBA). Foi Assessor Especial do Ministro Gilberto Gil e Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, de 2003 a 2005, e membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, entre 2009 e 2011. Principais áreas de interesse: estudos sócio-econômicos da cultura; políticas culturais; e estudos da festa, com ênfase no carnaval.

Renata Rocha
Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia – UFBA (2014), mestra pelo mesmo programa (2009) e graduada em Comunicação – Jornalismo também pela UFBA (2006). Realizou estágio doutoral na Universidade Autónoma Metropolitana – Unidad Iztapalapa, México, com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Nivón. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Culturais, Políticas de Comunicação, Comunicação, Cultura, TV Pública.