Alberto Freire Nascimento
Doutor em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia. É mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela Universidade Federal da Bahia. Trabalhou na gerência de Comunicação da Petrobras (E&P-BA), em Salvador, é professor do Mestrado Profissional em Bioenergia da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, da graduação no curso de jornalismo da FTC e professor da UNIJORGE na Pós-Graduação em Linguagens e Mídias Audiovisuais. Foi professor no curso de jornalismo da Faculdade da Cidade do Salvador – FCS, professor substituto do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia – UFBA. É membro do CULT – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, da UFBA. Atua na área de Políticas Culturais, Cultura e Sociedade, Comunicação e ensino de jornalismo.
Alexandre Almeida Barbalho
Possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Sociologia pela UFC e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estágio pós-doutral em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. É professor adjunto do curso de História e do PPGs em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Comunicação e Cultura, com ênfase em políticas de cultura, de comunicação e das minorias atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, juventude. É autor, entre outros, de: Relações entre Estado e cultura no Brasil (Unijuí, 1998); Cultura e imprensa alternativa (UECE, 2000); A modernização da cultura (UFC, 2005); A criação está no ar: Juventudes, política, cultura e mídia (UECE, 2013). É organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia (Fund. Demócrito Rocha, 2008) e co-organizador, entre outros, de: Comunicação e cultura das minorias (com Raquel Paiva – Paulus, 2005); Políticas Culturais no Brasil (com Albino Rubim – UFBA, 2007); Comunicacão para a cidadania: Questões teóricas e metodológicas (com Bruno Fuser e Denise Cogo – Intercom, 2010), Comunicação e cidadania: Questões contemporâneas (com Bruno Fuser e Denise Cogo – Fund. Demócrito Rocha, 2011);Cultura e desenvolvimento: Perspectivas políticas e econômicas (com Lia Calabre, Paulo Miguez e Renata Rocha – EDUFBA, 2011); e Federalismo e políticas culturais no Brasil (com Lia Calabre e José Márcio Barros – UFBA, 2013)
Anita Simis
É bacharel em Ciências Sociais pela USP (1979), tem doutorado em Ciência Política também pela USP (1993) e Livre-Docência em Sociologia da Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). É Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Araraquara. Publicou diversos artigos em periódicos especializados, livros e capítulos de livros. Seu trabalho mais conhecido é o livro Estado e Cinema no Brasil, que em 2007 recebeu o Prêmio Rumos Pesquisa: Gestão Cultural oferecido pelo Itaú Cultural e está na 2a edição. Atua na área de Sociologia da Comunicação, com ênfase em Política Cultural, Política Cinematográfica, Televisão, Rádio, Produção Independente, Indústria Cultural. Atualmente é editora adjunta de Políticas Culturais em Revista (ISSN 1983-3717); Diretora Administrativa da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação) e participa da Redecult e do CULT. Foi presidente da ULEPICC-Brasil (União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) e coordenadora da revista Estudos de Sociologia (ISSN 1414-0144).
Daniele Pereira Canedo
Pesquisa: Políticas para a Integração Cinematográfica: cooperação cultural e desenvolvimento regional na Europa e na América do Sul.
Isaura Botelho
Formada em Literaturas Vernáculas pela Faculdade de Letras da UFRJ, com Mestrado em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ. Trabalhou na Funarte entre 1978 e 1996, tendo chefiado a Assessoria Técnica da direção executiva no período de 1982 a 1985. Acompanhou de perto a criação do Ministério da Cultura e participou de seus quadros, a partir de 1985, auxiliando na implantação de seu primeiro desenho institucional e assumindo, em 1988, a Secretaria de Apoio à Produção Cultural. Em 1996, terminou seu doutorado em Ação Cultural na Escola de Comunicações e Artes da USP. Em 1999, realiza um pós-doutorado no Département des études, de la prospective et statisques (DEPS) do Ministério da Cultura da França, com apoio da FAPESP, voltado para o exame das pesquisas sócio-econômicas na área da cultura realizadas naquele país.
Lia Calabre
Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é pesquisadora e chefe do Setor de Estudos de Política Cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa. Tem experiência na área de história cultural e política, com ênfase em Políticas Públicas de Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, rádio, cultura, meios de comunicação de massa e rádio nacional.
Maria Laura Souza Alves Bezerra Lindner
Laura Bezerra é doutora em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (Salvador, 2013). Mestre em Literatura e Ciência da Mídia pela Universität Trier (Alemanha, 2001) e graduada em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (1985). Professora adjunta e vice-diretora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB). Presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA). Coordenadora do projeto Filmografia Baiana. Pesquisadora do CULT (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura). Entre 2012-2014 exerceu o cargo de Assessora de Formação em Cultura na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Áreas de atuação: Política e Gestão da Cultura; Formação em Cultura; Preservação Audiovisual; Cinema.
Mariella Pitombo Vieira
Mariella Pitombo Vieira é doutora em Ciências Sociais pela UFBA, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, também pela UFBA e graduada em Administração de Empresas pela UNIFACS. É Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT – UFRB). É lider do grupo de Pesquisa Motriz – Laboratório de Política, Gestão e Estudos da Cultura (UFRB). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Cultura, Memória e Desenvolvimento” (UnB) e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura -CULT (IHAC – UFBA). Seus interesses de pesquisa estão ancorados em torno da correlação entre cultura, política e economia e fenômenos mais específicos daí derivados: políticas culturais, a conformação de mercados culturais e regimes de profissionalização na área artístico-cultural.