Inscrições abertas para bolsistas Permanecer

Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para duas bolsas Permanecer (pesquisa e extensão) do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia (CULT-UFBA).

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível em https://goo.gl/forms/1Jc3XdVh9nPVp9rI3 e encaminhar o histórico escolar para o email indicado até o dia 21 de maio de 2018. A seleção é voltada para estudantes da UFBA de cursos de áreas afins às temáticas de cada projeto (Comunicação, Bacharelados Interdisciplinares em Artes ou Humanidades, Ciências Sociais, Artes etc.), com cadastro na PROAE e que atendam aos critérios especificados no Programa Permanecer (https://proae.ufba.br/pt-br/edital-042018-programa-permanecer).

As pessoas classificadas na primeira etapa serão convocadas para entrevista presencial entre os dias 22 e 23 de maio de 2018.

Vigência: 1º de julho de 2018 a 30 de junho de 2019

Carga horária: 20 horas semanais.

Saiba mais sobre os projetos:

Projeto 1 – Pesquisa: Mapeamento dos estudos em Políticas Culturais na Bahia

Coordenadora: Profa. Dra. Renata Rocha

A pesquisa tem como objetivo verificar de que modo o campo de estudos se desenvolve no Estado, entre os anos de 2005 e 2016, a partir das publicações de autores vinculados a instituições baianas, no período de sua realização. Para tanto, deverá ser realizado um levantamento preliminar de textos acadêmicos dedicado a esta área (artigos, livros, monografias, dissertações e teses, considerando como elemento de localização a auto indexação pelo autor nas palavras-chave (monografias, dissertações, teses, livros, eventos e periódicos), a busca da palavra políticas culturais (e suas múltiplas variantes) no resumo ou título, bem como no currículo Lattes. Encerrada a parte quantitativa, será realizada uma análise mais aprofundada dos temas, das abordagens metodológicas, conceitos de políticas culturais acionados, experiências analisadas, bibliografia específica e outras questões que proponham.

O projeto faz parte das atividades previstas pelo CULT-UFBA voltadas para o processo, em curso, de adesão à Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão, sob a responsabilidade da Fundação Casa de Rui Barbosa. Nesse sentido, pretende-se congregar, para sua realização, professores e pesquisadores vinculados não apenas à UFBA, mas também a outras instituições de ensino e pesquisa do país.

Projeto 2 – Extensão: Coletivo de Produção do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura

Coordenador: Prof. Dr. Leonardo Costa

O CULT-UFBA é um órgão complementar da Universidade Federal da Bahia que reúne pesquisadores, professores e estudantes da área da cultura, especialmente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, do curso de Produção em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação e dos Bacharelados Interdisciplinares do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos membros do Coletivo de Produção Cultural, estão a elaboração, organização e viabilização de eventos, cursos, oficinas e outras ações do Centro de Estudos e de demandas externas.

Dúvidas ou informações adicionais sobre o processo seletivo: renatatrocha@ufba.br.