IX Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais aborda os 100 anos de Revolução Russa

Nos dias 06 a 07 de novembro de 2017, das 18 às 21 horas, no Museu de Arte da Bahia, acontece o IX Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais. O tema deste ano é 100 anos da Revolução Russa. A revolução soviética de 1917 tornou-se um acontecimento histórico marcante e como tal carregado de sentidos, muitos deles contrapostos. Seu impacto se faz sentir praticamente em todo mundo. O livro O Ano Vermelho traça sua repercussão. Naquela conjuntura, tentativas de revolução proletárias são experimentadas na Alemanha e na Hungria. Grandes mobilizações populares existem na Itália e inúmeros países em todo mundo.

O IX Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais é uma realização conjunta do Coletivo de Políticas Culturais, do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA); da Associação dos Professores Universitários da Bahia (APUB) e do Museu de Arte da Bahia (MAB), pertencente ao Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT-BA).

A programação está subdividida nos seguintes temas: Significado histórico e atualidade da Revolução Russa (dia 06 de novembro) e Cultura e políticas culturais na Revolução Russa (dia 07 de novembro – dia da revolução). Em cada um destes dias será realizada uma roda de conversa com diversos convidados, dentre eles, professores, pesquisadores, políticos, artistas, intelectuais, militantes políticos e agentes culturais. A proposta do evento é realizar debates abertos, críticos e plurais para assegurar que as diversas visões sobre este acontecimento possam ser expressas e discutidas em sintonia com a complexidade deste evento que mudou a história contemporânea.