PESQUISAS > MAPEAMENTO DOS RECURSOS CULTURAIS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Resumo
Em maio de 2004, o Ministério da Cultura (MINC) participou do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, em Recife. Na ocasião, foi explicitada a demanda por um maior estreitamento entre o MINC e as universidades. Propôs-se então um levantamento dos recursos materiais e humanos da área cultural das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras como forma de subsidiar o Ministério na formulação de políticas para este setor.

Como fruto deste primeiro diálogo, foi idealizado o projeto Mapeamento dos recursos culturais das Universidades Públicas Brasileiras que ficou a cargo do Centro de Estudos Multidisciplinares da Cultura (CULT/FACOM/UFBA) em parceria com o Núcleo de Projetos Especiais do CPD/UFBA.

O objetivo geral do projeto é mapear, pesquisar, identificar e levantar os diversos recursos culturais nas Universidades Públicas Brasileiras construindo com os resultados um banco de dados com visibilidade WEB, servindo de marco referencial para futuras ações e políticas públicas na relação entre o MINC e as Universidades Públicas Brasileiras.

O universo pesquisado constitui-se de 73 Instituições entre Universidades Federais, Estaduais e CEFET’s.

Coordenadoras: Claudete Alves (CPD/UFBA), Mariella Pitombo, Nadja Miranda
Estagiários: Lívia Nery e Plínio Rattes