XI ENECULT cria ambiente de discussão sobre Mário de Andrade em minicurso

MilenaAbreu_SentidosCultura_12082015_004

Foto de Milena Abreu

A manhã do dia 12 de agosto marcou o início das apresentações do XI ENECULT, no Campus da UFBA em Ondina. O primeiro turno de atividades contou com oito minicursos que ocorreram simultaneamente nos campi da Universidade. Um desses minicursos, ministrado por Luísa Valentini, doutoranda da USP, abordou os “Sentidos da Cultura em Mário de Andrade”.

A palestra, que ocorreu no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha, iniciou um debate para repensar sob um diferente olhar o significado de Cultura e a sua conexão com a produção do escritor. O momento é importante, já que em 2015 completam 70 anos do falecimento do poeta, suas obras estão entrando em domínio público e uma série de eventos visa lembrar sua obra e importância para a construção cultural do Brasil.

Artista, músico, escritor, pessoa de políticas públicas – como Luísa afirmou, para analisar toda a obra e vida de Mário de Andrade é necessário analisá-lo perante um prisma. A cada nova face, uma diferente visão. Se definir Cultura e Arte já é tarefa árdua, a percepção do significado destas perante o olhar de Mário ultrapassam qualquer barreira.

Os presentes na plateia foram convocados a pensar sobre temas genuínos na obra do autor como Cultura Erudita e Popular, o Universalismo frente ao Regionalismo e o que se caracteriza como Nacional. O resultado não poderia ser outro que não o público instigado a conhecer mais sobre esse homem múltiplo e sentimento de pura satisfação.

“Os outros cursos me pareceram muito voltados para Economia. Eu acabei de dizer ali, que bom que eu fiz a escolha certa. Foi perfeito!” exclamou a professora Márcia Lopes.

Texto de Vivianne Marçal