Todos juntos, somos fortes

Todos juntos, somos fortes

Por Isadora Araújo Santos

Às 14h deste dia 01 de agosto, os idealizadores e executores do Projeto Fortalecendo Redes Culturais se reuniram no auditório do PAF III para partilhar ações, metodologias de trabalho e resultados da única proposta brasileira selecionada na edição 2017 do edital International Fund for Cultural Diversity, promovido pela Unesco. O relato foi conduzido pelos idealizadores e executores do projeto Maria Carolina Oliveira, Danilo Júnior de Oliveira e Ana Paula do Val.

O projeto, cujo objetivo principal é fortalecer cadeias de produção cultural locais e colaborar para a interação entre gestores públicos da cultura e agentes culturais, vem sendo desenvolvido em quatro cidades brasileiras: Embu das Artes (SP), Toledo (PR), Macapá (AP) e Serra Talhada (PE), recorte realizado a partir do programa Praças CEUs, uma política federal que contempla regiões periféricas do Brasil e é a segunda rede de equipamentos mais capilarizada do país.

As ações concebidas pelos pesquisadores possibilitaram a realização de aulas dialogadas que buscaram, por meio de temáticas e métodos específicos, provocar o pensamento crítico e estimular o engajamento dos atores sociais na luta pelos direitos culturais – “educação para a cidadania era o nosso norte”, disse Danilo Júnior de Oliveira. Um segundo conjunto de atividades dedicadas ao desenvolvimento de mapas culturais e diagnósticos das principais demandas em cada uma das cidades vem permitindo a construção de uma rede de informações capazes de qualificar o debate sobre como articular redes de produção locais, como a classe se organiza em distintos contextos sócio-culturais e como funcionam os equipamentos CEUs.

Ao apresentar os resultados do projeto, que tem duração de 18 meses e data para terminar em setembro de 2019, Ana Paula do Val chamou atenção para as especificidades da lógica das relações de poder próprias de cada localidade, destacando os enfrentamentos particulares vividos entre aspectos da sociedade civil e gestão pública. Com o desenvolvimento das atividades do Projeto Fortalecendo Redes Culturais, os pesquisadores esperam colaborar para a intensificação do diálogo entre o CEUs e as comunidades culturais a fim de contribuir para a descentralização e adaptação do programa aos contextos locais, além de fortalecer ações em rede para o desenvolvimento local por meio da cultura.