Sexta Edição – 2010

ANAIS DO VI ENECULT

ISSN 2177-6075

TRABALHOS POR ORDEM ALFABÉTICA

 

‘JONGO NO SUDESTE’: PATRIMÔNIO IMATERIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
“DOCTV” E “REVELANDO OS BRASIS”: POLÍTICAS CULTURAIS BRASILEIRAS PARA A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
“FALCÕES”: OS MENINOS DO TRÁFICO DE 2000 A 2006 E OUTROS DISCURSOS
“O BONDE DA BAHIA” – CULTURA POPULAR E CULTURA DE MASSA
“QUANDO CANTA O BRASIL”: Uma análise das reestilizações ocorridas com o samba nos anos 50
“SEBASTIAN”: UM VIDEOCLIPE TRANSFORMADO EM PRECE
¿Quién mató a la llamita blanca? Uma abordagem dos conflitos território-culturais na Bolívia contemporânea através do audiovisual
10 ANOS DE LOUCURA SUBURBANA: CIDADE E LOUCURA COMO ENREDO PARA O CARNAVAL CARIOCA
A (DES) ORDEM DO DISCURSO DE MAFALDA: Uma análise da mulher nas tirinhas de Quino
A análise da pluralidade cultural na Educação
A Baixada Fluminense na mídia: um olhar do jovem negro
A COBERTURA MIDIÁTICA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER: FATOS E CONTROVÉRSIAS
A contribuição das publicações eletrônicas para a leitura da crítica na contemporaneidade
A CONTRIBUIÇÃO DO USPIANISTA JOSÉ MIGUEL WISNIK PARA A LEITURA DA RELAÇÃO ENTRE A MÚSICA E A LITERATURA
A cultura dos “coitados”: trajetória social e sistema de arte
A descentralização do Arena e sua resistência
A dimensão cultural da democracia
A Escola Polonesa de Cinema: Andrzej Wajda ou como ganhar a disputa pela memoria coletiva.
A estética tecno: Moda, cultura e arte
A fotografia e um breve debate acerca da modernidade
A FOTOGRAFIA NOVECENTISTA E A MEMÓRIA DE CANUDOS RECONTADA POR FlÁVIO DE BARROS
A GOVERNANÇA DA/NA CULTURA: UM RETRATO DOS CONSELHOS DE CULTURA NO CEARÁ CONTEMPORÂNEO
A humanização do vampiro e o desejo de mais vida
A idéia de subsistemas de cultura: estudo de caso da organização dos museus
A IDENTIDADE FEMININA EM AS DOZE CORES DO VERMELHO: UMA CONSTRUÇÃO
A INDÚSTRIA DA SÉTIMA ARTE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA LEI DO AUDIOVISUAL
A INSCRIÇÃO IDENTITÁRIA DO POVO BAIANO NA OBRA DE SANTE SCALDAFERRI
A INSERÇÃO DA ARTE EM CONTEXTOS URBANOS: NOTAS SOBRE ALGUMAS INTERVENÇÕES DO GIA
A Lavagem de São Bartolomeu
A LINGUAGEM ICONOGRÁFICA VIRTUAL E O EMPODERAMENTO DOS JOVENS: EM DEFESA DO “INTERNETÊS”
A MEMÓRIA COMO SUJEITO E OBJETO DO CONHECIMENTO
A MULHER E O HUMOR: A PEDRA DE SÍSIFO NÃO CRIA LIMO
A MULHER EM Ó PAÍ, Ó: PORTA VOZ DE UMA DENÚNCIA E DE REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS
A OBJETIVAÇÃO DO MUNDO NO CAMPO DA ARTE A PARTIR DOS ESCRITOS DE THEODOR W. ADORNO
A produção colaborativa de grupos de pesquisa no Pontão de cultura da UFSC
A QUESTÃO DO GÊNERO NA ARTE: UMA DISCUSSÃO INTERDISCIPLINAR
A RADIONOVELA HOJE: A EXPERIÊNCIA DO “JUSTIÇA EM CENA” (RÁDIO JUSTIÇA)
A REDE DE SEU SULTÃO: EXPERIÊNCIA, HABITUS E MUDANÇA IDENTITÁRIA
A representação da mineiridade: o Corpo e o Galpão das Gerais
A SAGA DE UMA HEROÍNA NO PAÍS DO CARNAVAL: por uma análise da identidade nacional em Teresa Batista cansada de guerra
A SECRETARIA DO AUDIOVISUAL / MINC NO GOVERNO LULA: POLÍTICAS DE CULTURA, POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO
A singularidade das intérpretes Daniela, Margareth e Ivete
A TELEVISÃO COMO MÍDIA SÓCIO-CULTURAL
A Transformação Social através da Cultura não é notícia no jornalismo impresso
ACORDA ALICE, ALUGA UM FILME PORNÔ – Uma leitura dos banheiros masculinos da UFBA
AFETOS INTER-RACIAIS, CONFLITUALIDADES E REPRESENTAÇÕES
AMPLIANDO A ACESSIBILIDADE À ARTE, DANÇA E CULTURA EM ESCOLAS PÚBLICAS MINEIRAS
APARIÇÃO DO CANGACEIRO
Arranjos Contemporâneos da Cultura nas Cidades:Arte, Educação e Requalificação Urbana em Nova Iguaçu
ARTE, DIVERSIDADE E HIBRIDISMO ESTÉTICO-CULTURAL
As festas e o samba como elementos socializadores dos negros e brancos no Rio de Janeiro, particularmente em Madureira e Oswaldo Cruz
AS INSTITUIÇÕES CULTURAIS E A DEMOCRATIZAÇÃO CULTURAL
AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DAS IDENTIDADES: ESTILO DE VIDA E CONSUMO
As políticas da União Européia e do Mercosul para a integração do setor audiovisual: questões preliminares
AS REPRESENTAÇÕES DO REGIME MILITAR E O USO DE PALAVRÕES EM TEXTOS TEATRAIS CENSURADOS
AS SINGULARIDADES DA GESTÃO DAS EMPRESAS DE PRODUÇÃO CULTURAL
AS TRADUÇÕES INTERSEMIÓTICAS DO ROMANCE TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
AUDIOVISUAL DE RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA ESTRATÉGIAS NA PRODUÇÃO DE EFEITO DE VERDADE
Avaliação da área de formação em organização da cultura no MinC (2003-2010): apenas ações ou uma política estruturada?
Avaliação da Formação em Produção Cultura na FACOM/UFBA (1999-2008)
Axé Music: mitos, organização e world music
BAIANIDADE CONTEMPORÂNEA: TRAÇOS HISTÓRICOS, LIMITAÇÕES ATUAIS
BRINCANDO NOS CAMPOS DOS ESTUDOS CULTURAIS: EDUCAÇÃO, ARTE & IMAGENS NAS CIDADES
Caminhos da cidadania cultural: o ensino de artes no Brasil
CARIRI QUEER: UM ESBOÇO DA PERFORMATIVIDADE TRAVESTI NAS TERRAS DE PADRE CÍCERO
CARNAVALIZAÇÃO DO SÃO JOÃO EM SENHOR DO BONFIM – BAHIA: TRADIÇÃO EM MOVIMENTO
Central do Brasil: representação e busca pela identidade do Nordeste brasileiro
CENTRO CULTURAL ARTE EM CONSTRUÇÃO: CULTURA E TRANSFORMAÇÃO EM CIDADE TIRADENTES
CIBERESPAÇO E PÓS-MODERNIDADE EM NEUROMANCER DE WILIAM GIBSON
CIDADE DO FUNK: EXPRESSÕES DA DIÁSPORA NEGRA NAS FAVELAS CARIOCAS
CIDADE E NATUREZA: REINOS DISTINTOS OU UMA CISÃO DE ORDEM CULTURAL?
CINEMA E CULTURA DIGITAL: UMA ABORDAGEM COLABORATIVA
CINEMAS DE RUA: UM PANORAMA SOBRE OS CINES PORNÔS NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR
Cinzas do Norte, de Milton Hatoum e o romance de (De)formação
CLICAR E BRINCAR: O LÚDICO NA CIBERCULTURA INFANTIL
COMUNICAÇÃO E CULTURA: CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS PARA UMA REALIDADE EM REDE
Consumo Cinéfilo e Cultura Contemporânea: Um Panorama
CONSUMO CULTURAL, POSSIBILIDADES DE ANÁLISE– ALGUNS TÓPICOS PARA REFLEXÃO
Consumo e agenciamento no campo cinematográfico
COTAS RACIAIS: LUTA PELA AUTO REPRESENTAÇÃO NA ESFERA PÚBLICA
Cultura Afrobrasileira e Práticas Educativas
CULTURA DITIGAL E GEOLOCALIZAÇÃO: A ARTE ANTE O CONTEXTO TÉCNICO-POLÍTICO
CULTURA E DESENVOLVIMENTO NA AMÉRICA LATINA
CULTURA E ECONOMIA: ANÁLISE DAS (OS) CERAMISTAS DE COQUEIROS E MARAGOGIPINHO
CULTURA E TURISMO: A HOSPEDAGEM COMO DEFINIÇÃO DO LUGAR
CULTURAS JUVENIS NA CONTEMPORANEIDADE: NOVOS SENTIDOS E SENSIBILIDADES NA CIDADE DE SALVADOR
CULTURAS JUVENIS NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: BREVES DISCUSSÕES SOBRE O FILME “O CÉU DE SUELY”
DA ESTÉTICA PERTURBADORA AO QUE NOS EMOCIONA: A PERFORMANCE VOCAL DE ELZA SOARES
DA FUMAÇA À MATRIX: LITERATURA INDÍGENA NA ERA DA CIBERNÉTICA
DA IGREJA DE ALAGOINHAS VELHA À CHEGADA DA PETROBRÁS: AUGE E DECADÊNCIA DOS BENS CULTURAIS DE ALAGOINHAS/BA
DE BALI ÀS TERRAS GRAPIÚNAS: REPRESENTAÇÕES CULTURAIS NAS BRIGAS DE GALO
De quem é a cena: a regulamentação do exercício amador e profissional dos atores no Brasil.
DECÁLOGOS DA CRÍTICA EM TEMPOS DE CRISE DO JUÍZO
DEIXA O FREVO ROLAR: ENTENDENDO A POESIA DOS BLOCOS LÍRICOS DO RECIFE
Democratização da cultura e financiamento a políticas culturais no Brasil contemporâneo: apontamentos
Derechos de autor, derechos conexos y sociedades de gestión colectiva en el marco del desarrollo de las Industrias Culturales
DESCENDENTES DE ULISSES: O MITO DAS SEREIAS NA LAGOA ENCANTADA –
Direito Autoral na Pesquisa Etnomusicológica
DISCURSO E GÊNERO NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA REVISTA CAPRICHO
DISSOLVENDO O UNIVERSO MASCULINO EM IMPRESSÕES FEMININAS: A NARRATIVA DE FICÇÃO DE MARILENE FELINTO
DO ESSENCIALISMO AO NÃO-ESSENCIALISMO? REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL DO MST
DRAMATURGIA E JOGOS ELETRÔNICOS – uma metodologia para ficção interativa Hans Staden.
Dramaturgia na Dança e Zona de Transitividade
Duas faces para o filme Madame Satã: uma análise comparativa dos projetos gráficos de seus cartazes
Educação e diversiade: do direito à igualdade
EDUCAÇÃO E IDENTIDADE EM REVISTA
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA POSSIBILIDADE PARA REFLETIR, INFORMAR, EDUCAR E PRESERVAR
ENTRE CIDADE E POESIA: IMAGENS DA CIDADE EM SESMARIA, DE MYRIAM FRAGA
Entre fan arts, fan fictions e fan films: o consumo dos fãs gerando uma nova cultura
ESPAÇO PÚBLICO URBANO E IDENTIDADES NO CIBERESPAÇO E NA PÓS-MODERNIDADE
ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE HOMOSSEXUAL EM SALVADOR: HÁ UM GUETO GAY?
ESPAÇOS SEM TERRITÓRIO, ESPAÇOS SEM CULTURA: UM EXEMPLO CRÍTICO
Estéticas do ciborgue no Brasil
ESTUDO SEMIOLÓGICO DO MAYOMBE –
EU, EU MESMO E OS OUTROS: NOTAS SOBRE O DESCENTRAMENTO E AS ENCENAÇÕES DO SELF NO ORKUT®
EX-VOTO: MATERIALIZAÇÃO DA FÉ
EXPERIMENTALISMO E INVENTIVIDADE NA PRODUÇÃO DOCUMENTAL DE GLAUBER ROCHA
Exu, escola e racismo
EXU: O SENHOR DOS CAMINHOS E DAS ALEGRIAS
Falas sobre sexualidade
FERNANDO ARRABAL: DOS ENTORNOS ÀS CIRCUNSTÂNCIAS
FILMANDO O OUTRO:A REPRESENTAÇÃO DO EXCLUÍDO NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
Grafite: leitura de muros
História ponto a ponto: o uso de ferramentas digitais para o acesso a fontes históricas.
História, Memória e Representação: uma análise do documentário Mário Gusmão, o anjo negro da Bahia
I AM Y TAMBIÉN SOY: A IDENTIDADE NOSSA DE CADA DIA
I DE INVENÇÃO – APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO CRIATIVO DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS
I Feel Like Lady Gaga – A Narrativa de um personagem gay em Glee
IDEAIS DE CIVILIDADE NAS PRIMERIAS PRÁTICAS ESPORTIVAS EM SALVADOR, 1890 – 1906
Identidade
IDENTIDADE E CULTURA: UM RECORTE DOS DESAFIOS AOS SUJEITOS JOVENS DO CAMPO
IDENTIDADE E HIBRIDISMO CULTURAL NA MANIFESTAÇÃO DO BOI DE MÁSCARAS VELUDINHO EM BELÉM – PA
INDÚSTRIA AUDIOVISUAL E IDENTIDADE REGIONAL NO MERCOSUL
Indústria Fonográfica Gospel: A produção de música religiosa dentro das estratégias de mercado
INTELIGÊNCIA DE MULTIDÃO: DANÇA, COMUNICAÇÃO E CO-EVOLUÇÃO
INTERAÇÕES SENSÍVEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO: COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE NO CONJUNTO NACIONAL
INTERVENÇÃO OU REGULAÇÃO As particularidades da união entre o cinema e a gestão pública nacional.
INVESTIGANDO OS DESAFIOS E PROBLEMAS DA CULTURA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ITINERÂNCIAS E INTER-HERANÇAS: CULTURA POPULAR, RIZOMA E PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA
João Antonio ou a verdade mal comportada
Jornalismo e critica literária: dos rodapés aos tratados
Juventude urbana e suas narrativas: práticas resistentes?
KIJEMES:Arquiteturas Indígenas Pataxós da Resistência ao Espetáculo.
LIÇÕES DE COMPORTAMENTO FEMININO NO JORNAL FOLHA DO NORTE ENTRE 1950 E 1951
LOMOGRAFIA: A FOTOGRAFIA PÓS-DIGITAL
LYGIA CLARK E GISELE LOTUFO: TRADUÇÕES DA CORPOREIDADE NO HORIZONTE HABITACIONAL
MARACÁ E CUNANI: IMAGEM E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE PARA O AMAPÁ
MEMÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL: relato de uma experiência de registro visual do artesanato grapiúna
Menina por um dia: comentário do cinema no terceiro mundo
Mídia: um percurso de abordagem
Modernismo e Cinema
MULHERES BRINCANTES: CORAÇÃO NAZARENO E A VISIBILIDADE DA LUTA DE GÊNERO
Mulheres e Jornalismo: Permanências e Tendências no Exercício da Profissão
MULHERES NEGRAS, ORIXÁS, JUREMA, CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS NUM TERREIRO DE XANGÔ PERNAMBUCANO
Múltipla Cidade – Intervenção Urbana: arte contemporânea e apropriação do espaço público
Natureza das janelas e percepção do olhar
NO COMANDO: MULHERES NA LIDERANÇA NA MÍDIA TELEVISIVA
Notas sobre as representações da MPB nos Críticos Musicais
NOVAS LEITORAS, ANTIGOS CENÁRIOS
NOVAS PERSPECTIVAS PARA O CINEMA LATINO-AMERICANO ATUAL: A proposta realista de Víctor Gaviria
Novos fluxos, planejamento estratégico e políticas culturais em Santo André
O “POMO DA DISCORDIA”: O CONCEITO DE CULTURA E A RELAÇÃO LITERATURA E HISTÓRIA
O Atravessamento das religiões de matrizes africana e européia nas folias de reis da Baixada Fluminense
O BLOG FATOS E DADOS E SUA ARTICULAÇÃO COM A ESFERA DE VISIBILIDADE PÚBLICA
O CAIPORA – UM VAQUEIRO VESTIDO DE VIRTUDE, SUPERSTIÇÃO E DESTERRO.
O CARNAVAL COMO ESTRATÉGIA FICCIONAL EM O AMANUENSE BELMIRO
O caso da Rua da Palma: exemplo de perda da identidade cultural
O CATOLICISMO RÚSTICO GANHA UMA CIDADE NOVA: A Festa do Divino da Comunidade Canela, Antes e Depois de Palmas/TO
O CIDADÃO E A CULTURA
O cinema como ferramenta do ensino jurídico
O cinema por Deleuze: imagem, tempo e memória
O Contador de História Tradicional: Memória e Esquecimento
O cristianismo e os direitos humanos – em torno dos princípios da igualdade entre os homens e a universalidade
O DEBATE ACERCA DO REGIONALISMO NOS DIAS ATUAIS: O CASO DA OBRA DE MILTON HATOUM
O ESTUDANTE NOVO NA NOVA CIDADE
O ético e o estético na construção do Desenvolvimento
O FIM DAS GRANDES NARRATIVAS MODERNAS E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A CONCEPÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL
O FOLIÃO MANGUEIRENSE: CONSUMO E O PÚBLICO DA MANGUEIRA
O GRAFITE COMO MEDIADOR EM DISCUSSÕES EDUCATIVAS E CULTURAIS ENTRE A ESCOLA E A CIDADE
O lugar da história no consumo do chamado patrimônio histórico
O LUGAR DO FINANCIAMENTO NO CAMPO CULTURAL
O NEGRO EM O CARRO DO ÊXITO DE OSWALDO DE CAMARGO
O Prêmio Interações Estéticas: experiências de diversidade e democratização cultural na região Nordeste
O processo de construção e fortalecimento das políticas de cultura em nível federal em dois períodos distintos
O que a internet fez com a política ?
O RAP: um movimento cultural no Nordeste de Amaralina
O SEGREDO DAS FOLHAS E OS RITUAIS DE CURA NA TRADIÇÃO AFRO-BRASILEIRA
OLHANDO AS MULHERES DA TV ESCOLA E VISIBILIZANDO SUAS AUSÊNCIAS
Os diferentes olhares em Indiens pas Morts
OS INTELECTUAIS, A CAPOEIRA E OS SÍMBOLOS ÉTNICOS NO BRASIL
PAISAGEM E UMBANDA : ANÁLISE DA FESTA DE LARGO.
PANORAMA DA CRÍTICA LITERÁRIA NO SUPLEMENTO CULTURAL DO JORNAL A TARDE
PAPÉIS DE MULHER – MODA, IDENTIDADE E GÊNERO
PAPEL E ATUAÇÃO DO CNPC NA ATUAL DINÂMICA CULTURAL
PARÓDIAS DE UM ESPETÁCULO: NOTAS DE UMA PERFORMANCE TRAVESTI NO RECÔNCAVO DA BAHIA
PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO CULTURAL CONTEMPORÂNEO
PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE: Um olhar sobre portugal
PERFORMANCE EM ESPAÇOS PÚBLICOS: UM MEIO DE APREENSÃO DAS CIDADES
Perì Herakléous Thymoléontos- Acerca de Héracles, ânimo de leão
PERSPECTIVISMO E TRANSLUCIDEZ: DA NATUREZA INDICIAL E FENOMENOLÓGICA DA FOTOGRAFIA
PET SOUNDS – AS BICHINHAS NA PRAIA DOS BEACH BOYS: A HOMOSSEXUALIDADE NA TELENOVELA TRÊS IRMÃS
Pierre Verger: o fotógrafo da cultura popular – influências estéticas e estilos
PIRIGUETE: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA MULHER NOS PAGODES BAIANOS
PLANO NACIONAL DE CULTURA: ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA DEZ ANOS
PLURAL: ATUAÇÃO DINÂMICA E TRANSVERSAL DO GESTOR CULTURAL
Poéticas da Voz: um olhar sobre Euclides da Cunha e Canudos
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE PARA A UFBA: partilhando experiências do RepositóriUM
Políticas Culturais do Quebec: Prioridades e Desafios
POLÍTICAS CULTURAIS PARA O LIVRO E LEITURA NO BRASIL: CONTEXTO, AVANÇOS E DESAFIOS
POLÍTICAS CULTURAIS: ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS
Políticas de Museus do Governo Lula da Silva
POLÍTICAS INTERNACIONAIS DO MINISTÉRIO DA CULTURA NOS GOVERNOS LULA (2003 A 2010)
POLÍTICAS PARA A CULTURA DIGITAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA (2003-2010)
POR UM SISTEMA CULTURAL INTEGRADO: A AÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE CULTURA (1967-1975)
Por uma Geografia da Luminosidade
POROROCA
PRÁTICAS COTIDIANAS – A “POÉTICA DO FAZER” COSTURA
PRÁTICAS ORGANIZATIVAS DE GRUPOS DE HIP HOP EM PORTO ALEGRE: UMA ANÁLISE À LUZ DE GUERREIRO RAMOS
PRAZER-LAZER: ENUNCIADO DO TURISMO NA G MAGAZINE
Premissas para o estudo da cultura nas relações internacionais
PROCESSOS MIDIÁTICOS, ALTERNATIVAS E DIREITO À COMUNICAÇÃO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
Programa Cultura Viva: trajetória e desafios de uma nova política cultural
RASURAS DE GRETA GARBO: UMA LEITURA DE “GRETA GARBO, QUEM DIRIA, ACABOU NO IRAJÁ”, DE FERNANDO MELO
RE-SIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS TERÊNA DE EKERUÁ: UMA ABORDAGEM DA PRODUÇÃO CULTURAL SUBALTERNA
REDES SOCIAIS NA INTERNET: UM ESTUDO DO COMPARTILHAMENTO DE MÚSICAS NO MULTIPLY
REFLEXÕES CRITICAS DAS REPRESENTAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O CORPO NA CONTEMPORANEIDADE.
REFLEXÕES SOBRE A DANÇA SIRIRI E PROCESSOS IDENTITÁRIOS EM CUIABÁ-MT
Religiosidade Afrobrasileira e Educação: desafios de um fazer pedagógico no Terreiro
REPRESENTAÇÕES SOBRE CULTURA POLÍTICA NO BRASIL
RESISTÊNCIA E PRÁTICAS ALTERNATIVAS DE GESTÃO: O CASO DO NASCEDOURO DE PEIXINHOS
Ressignificando Fortaleza: políticas culturais de fomento a apresentações carnavalescas
Retratos da Cultura: perspectivas sobre Educação e Africanidades
Rosário em Festa: representação, identidade e fé
SAÍDA DE OBRAS DE ARTES DO PAÍS: ANÁLISE DA PROTEÇÃO CONFERIDA PELA LEI Nº 4.845/65
Salvos pelo camp – uma análise da representação dos não-heterossexuais na telenovela Paraíso Tropical
SÃO LUÍS EM QUADRINHOS: UMA VIAGEM NO TEMPO E NO IMAGINÁRIO
Sexualidade em telenovelas da Rede Globo: o caso Anjo Mau
Significações da violência no cinema brasileiro
SISTEMA NACIONAL DE CULTURA (SNC): UM REFLEXO DA ESTRUTURA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)?
Sou famosa porque estou sempre em encrencas: uma leitura de cenas de About a boy
teatro e política: organizações do teatro no Ceará
Tecnologia cognitiva como suporte para a sociabilidade: uma visão holística da cognição em tribos virtuais
Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro – Possíveis analogias entre o capitão do mato e o policial
Trabalho colaborativo e em rede com a cultura
TRADIÇÃO E TRADUÇÃO:IDENTIDADE, CULTURA E MEMÓRIA
TRADIÇÃO, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DO POVO INDÍGENA KIRIRI
Tradução do Toque
Trajetória e natureza das políticas audiovisuais no Brasil
UM CORPO VETADO AO OLHAR
UM ESTUDO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO CATEGORIA NATIVA
UM NOVO CENÁRIO NA TV ABERTA BRASILEIRA. Como a Record vem conseguindo se (re)configurar em relação à Globo?
Uma noção complexa de identidade e cidadania a partir de uma vivência umbandista
UMA ONDA NO AR, UMA NAÇÃO DIVIDIDA
UMBANDA EM ARACAJU: UMA RELIGIÃO PLURAL.
VALE TUDO? REPRESENTAÇÃO DO HOSSEXUALIDADE E DIREITOS CIVIS NA TELENOVELA GLOBAL
VÍDEO ONLINE, TAGS E AS INTERFACES INTERATIVAS: EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS NA CULTURA DIGITAL
VIOLINO, CRAVO E PANDEIRO: DIÁLOGOS ENTRE A MÚSICA BARROCA E O CHORO
VIVER A VIDA: OS CÓDIGOS MESTIÇOS E A TELENOVELA
Voyeurismo mediado: sobre ver e ser visto