Projeto Crianças na UFBA, um encontro de “pequenos” saberes.

Por Jean Texeira

Risadas, criatividade, cores, conhecimentos e brincadeiras assim se resume o projeto “Crianças na UFBA”. O projeto é realizado por docentes da área de Psicologia e Serviço Social da UFBA, e acontece no primeiro sábado de cada mês, das 14h ás 18h, na Praça das Artes o campus ondina da Universidade Federal da Bahia.

Tem como propósito a ocupação e utilização dos espaços da Universidade por crianças, filhas e filhos dos estudantes, servidores, docentes e da cidade como um todo desenvolvendo atividades com base em práticas dos princípios de consumo conscientes e solidariedade, tudo isso de forma gratuita.

O projeto tem brincadeiras como xadrez, pesca, corda, cantinho da leitura, fantasias, quebra cabeça, jogo da velha e varias outras. Além de aproximar as crianças dessas brincadeiras tradicionais o projeto ainda incentiva a coletividade e a redução a institucionalização do tempo das crianças.

Neste mês a ação coincidiu com o Enecult e diversos pesquisadores e professores que participavam do evento trouxeram seus filhos para usufruírem também do espaço da universidade.

Veja a alegria das crianças pelas lentes de Dan Figliuolo: