Programação paralela debate Cultura e Tecnologias no Brasil

Em parceria com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o XIII Enecult promove no dia 13 de setembro, às 16 horas, a mesa-redonda Cultura e Tecnologias no Brasil: um estudo sobre as práticas culturais da população e o uso das tecnologias de informação e comunicação.

A atividade propõe uma reflexão sobre os novos desafios e possibilidades para pesquisadores e gestores de políticas culturais em um cenário de disseminação das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que tem gerado transformações não só de ordem econômica, mas também simbólica. Uma discussão que abrange aspectos como o acesso a bens e serviços culturais, a variedade de conteúdos produzidos e difundidos e as limitações no que diz respeito à promoção da diversidade cultural e ampliação do direito à cultura.

Todos esses temas serão debatidos a partir da apresentação da pesquisa TIC Cultura, desenvolvida pelo Cetic.br para investigar como a população modifica as suas práticas culturais por meio dos usos das TICs. O estudo realizou grupos focais com participantes de diversos perfis etários e socioeconômicos, em diferentes municípios brasileiros de todas as regiões do país.

A atividade contará com as expositoras Isaura Botelho, gestora cultural e consultora do SESC/SP, Luciana Piazzon Barbosa Lima, coordenadora da pesquisa TIC Cultura no Cetic.br, e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira, pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Participam da mesa como comentadores o professor da Universidade Estadual do Ceará, Alexandre Barbalho, e o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Frederico Barbosa​.