Programação de abertura discute Cultura e Crise

No dia 12 de setembro, a partir das 18 horas, a Reitoria da UFBA sedia a programação de abertura do XIII Enecult, que contará com palestra, mesa-redonda e lançamento de livro. O professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Muniz Sodré, dará início às atividades com a palestra “A cultura como crise”.

Em seguida, o tema “Cultura e Crise” será abordado a partir dos pontos de vista da historiadora, pesquisadora feminista e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, Marlene de Fáveri, do poeta, compositor e diretor do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, José Carlos Capinan, e da historiadora, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA, Wlamyra Albuquerque.

A programação do dia será encerrada com o lançamento do livro Pensar Nagô, de Muniz Sodré. Publicada pela Editora Vozes, a obra traz uma concepção da liturgia afro-brasileira como estratégia para a continuidade de um modo intensivo de existência e para a permanência de outra forma filosófica. Contestando a exclusividade greco-europeia, o autor propõe um paradigma afro de pensamento, que se configura não como uma reflexiva singularidade “racial” ou uma cosmovisão étnica, mas um complexo de procedimentos capaz de configurar uma filosofia ao pé da letra.