A relação complexa entre cultura e desenvolvimento exige abordagens transdisciplinares. Nesse sentido a Mesa “Por um Brasil Criativo: significados, desafios e perspectivas da economia criativa brasileira” refletirá sobre as diversas dimensões em que a temática da economia dos bens e serviços simbólicos deve ser observada. Dos aspectos territoriais aos marcos regulatórios, das metodologias de pesquisa ao desenvolvimento de competências, do financiamento à institucionalização, a construção de um “Brasil Criativo” necessita, para ser exitosa, da parceria entre governos e sociedade civil. Afinal, o Brasil poderia liderar a construção de um modelo de economia criativa “dos” e “para” os países do “Grande Sul’ que produzisse um contra-ponto ao projeto das indústrias criativas dos países do Norte.
Coordenação/participação:
Cláudia Leitão –  graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Educação Artística pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É mestra em Sociologia Jurídica pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Sociologia pela Sorbonne, Université René Descartes (Paris V). É Professora dos Mestrados Profissionais em Gestão de Negócios Turísticos e em Planejamento e Politicas Publicas da Universidade Estadual do Ceará, onde participa do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas e Indústrias Criativas. É membro da Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais (REDEPCULT) e do Conselho Editorial da publicação virtual Politicas Culturais em Revista. Foi responsável pela criação da Secretária da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura (MInC), tendo sido sua primeira gestora entre os anos de 2011 a 2013. É Consultora em Políticas Públicas para a Economia Criativa da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), assim como, para estados e municípios brasileiros.
Ana Flávia Machado –  Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Cultura e Economia do Bem Estar, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, pobreza e educação. Entre 2010 e 2014, ocupou o cargo de Editora do periódico Nova Economia do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Em agosto de 2015, assumiu o cargo de Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG. Pesquisadora no CNPq em produtividade desde 2002.