Práticas culturais latino-americanas: comparar e compreender (13.09.17, 8h30, auditório 2 do PAF V)

Coordenação: José de Souza Muniz Jr. (UECE) e Fayga Moreira (UFBA)

Este minicurso visa discutir estratégias, possibilidades, desafios e limitações enfrentados por pesquisadores que se propõem a contrastar experiências artísticas, midiáticas e intelectuais entre diferentes países latino-americanos. Recupera, para isso, contribuições provenientes de distintas áreas disciplinares, como a sociologia, a antropologia, a história social, a comunicação e os estudos culturais. A partir desse cruzamento entre tradições teóricas e correntes analíticas, temos como objetivo apresentar modos exemplares de encarar a comparação evitando seus riscos mais comuns, dentre os quais destacamos o reducionismo, o prescritivismo, o etnocentrismo e a descontextualização. O minicurso buscará, tanto quanto possível, abarcar uma série de questões que surgem no contraste entre diferentes contextos e experiências latino- americanas.

Ministrante: José de Souza Muniz Jr. (UECE)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa no Centro de História Intelectual da Universidad Nacional de Quilmes (UNQ, Argentina). Realiza estágio pós-doutoral (PNPD-CAPES) na Universidade Estadual do Ceará (UECE).