Mesa de Encerramento | Qual o lugar da cultura?

No dia 12 de agosto, às 17h, no Auditório da Facom, encerramos o evento com a Mesa “Qual o Lugar da Cultura?”, que propõe refletir sobre o papel da cultura para o desenvolvimento do Brasil, a necessidade de institucionalização e (re)construção das políticas culturais a partir de um novo olhar sobre a produção cultural e sua relação com a comunidade. A cultura tem lugar central nas discussões contemporâneas, inclusive aquelas que negam o lugar e a centralidade da cultura. Neste sentido, a mesa busca o diálogo entre artistas, artivistas e coletivos para pensar caminhos e possibilidades de desenvolvimento por via de uma cultura democrática, cidadã e inclusiva.

🗓️ 12/08

⏰ 17h

🌎 Auditório da Facom

Coordenação de Natália Coimbra (UNEB) – Doutora em Cultura e Sociedade pela UFBA. Professora do Departamento de Ciências Humanas 1 da UNEB e do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento. Vice-coordenadora do CULT.

Dudu do Morro Agudo (Instituto Enraizados)  – Rapper, mestre e doutorando em educação pela Universidade Federal Fluminense. Fundador do Instituto Enraizados, organização de hip hop com 23 anos de atuação nas periferias do Brasil e do mundo, DMA é também autor do livro “Enraizados: os híbridos glocais” (2010), diretor dos documentários “Mães do Hip Hop” (2010) e “O custo da oportunidade” (2018) e autor dos álbuns “Rolo Compressor” (2010) e “O Dever Me Chama” (2018).

Gislene Moreira (UNEB; Projeto Elas)  – Professora, pesquisadora e militante ecofeminista na Chapada Diamantina pela Uneb – Campus Seabra. Doutora em Ciências Sociais pela Flacso- México e Mestre em Cultura pela UFBA. Atua colaborativamente em projetos como o Observatório dos Conflitos Ambientais (OCA), na ELA – Escola Livre de Audiovisual e na Rede Chapada Agroecológica. É autora do livro Sertões Contemporâneos e mãe de Francisco e Luísa.

Participação online de Sandra Benites Guarani Nhandewa (UFRJ)  – Mestre e doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ. Curadora dedicada às artes indígenas. Professora de ensino fundamental e médio.