Mesa Coordenada | Usos do Desenho na Cultura Contemporânea

No dia 12 de agosto, às 14h, no último dia da programação do XVIII Enecult, acontecerá em formato online a mesa coordenada Usos do Desenho na Cultura Contemporânea.

A mesa tem o objetivo de concatenar as experiências dos estudantes de Pós Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade e promover uma troca de saberes entre os mestrandos a partir dos seminários e bibliografia do componente Percepção e Imagem. As atividades de pesquisa por diversas vezes se tornam práticas solitárias, entretanto, ao trocarem experiências e encontrarem pontos de convergências entre suas pesquisas e as questões relacionadas à Cultura e ao Desenho, os estudantes se instrumentalizam nos processos investigativos. A possibilidade de produzir uma mesa composta pelas discussões sobre suas pesquisas, proporciona ao estudante de pós graduação stricto sensu uma vivência mais aprofundada das práticas acadêmicas.

🗓️ 12/08

⏰ 14h

🌎 Online – Youtube – https://www.youtube.com/Enecult

Coordenação de Francisco Antônio Zorzo (UFBA, UEFS) – Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em História de La Arquitectura pela Universidad Politécnica de Cataluña. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, na área de História Urbana e de Engenharia dos Transportes. Desde 2006, é professor fundador do PPGDCI – Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, onde atuou como professor titular (1993-2010).

Jamilson Oliveira de Sousa (UEFS) – Artista visual, pesquisador, educador. Realiza trabalhos que compreendem o universo das artes visuais em diversos segmentos, dentre eles as artes plásticas (pintura, escultura, modelagem, graffiti, design); teatro (visualidades da cena, cenografia, iluminação, figurino, maquiagem); audiovisual (filmagem, edição de vídeos e produção de documentários, animações e stop motions); fotografia (produção e edição de imagens).

Kaity Anne Pereira Ferreira (UEFS) – Pedagoga pós graduada em gestão e coordenação escolar, mestranda do PPGDCI (UEFS) e membro do grupo de pesquisa fundamentos da educação: memória, Igreja, imagem, e educação (UESB) pesquisadora na área de concentração desenho, cultura, patrimônio e memória nascida e residente na cidade de Cachoeira, recôncavo da Bahia.

Rejane Maria Rosa Ribeiro (UEFS) – Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA. Especialização em Instituições de Ensino Superior pela PUC-MG, Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Especialização em Gestão da Inovação Tecnológica ambas pela UEFS. Cursando o Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Bibliotecária da UEFS.

A atividade faz parte do GT Patrimônios Culturais e Memórias do XVIII Enecult, que acontece entre 9 e 12 de agosto, de forma híbrida.