Mesa Coordenada | Políticas Culturais em tempos de emergência: A Lei Aldir Blanc no contexto do Rio de Janeiro

No dia 10 de agosto, às 16h30, na programação do XVIII Enecult, acontecerá a mesa coordenada Políticas Culturais em tempos de emergência: A Lei Aldir Blanc no contexto do Rio de Janeiro.

A mesa em questão traz artigos vinculados ao projeto APOENA – Rede de Diagnóstico e Avaliação de Políticas e Ações Culturais – foco RJ, coordenado pelo Laboratório de Ações Culturais da Universidade Federal Fluminense (LABAC-UFF), que analisou as especificidades do processo de elaboração, aprovação e implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc – Lei 14.017/2020 (LAB) no Rio de Janeiro. A LAB, dentre seus impactos, serviu também para demonstrar que o setor cultural ainda dispõe de amplo potencial de mobilização, trazendo à tona a necessidade de se refletir sobre políticas culturais que fomentem os territórios, as práticas participativas, o trabalho no setor cultural, mirando desta forma o fomento à autonomia dos sujeitos e relações de coesão social coletiva. A LAB fomentou a indução da articulação social, seja através de fóruns e movimentos sociais desde a fase de elaboração da lei junto ao Poder Legislativo; seja nos canais institucionalizados de participação de políticas culturais pertencentes aos Sistemas de Cultura, como os Conselhos Municipais, assim como junto aos Poderes Executivos locais. Neste sentido, é possível estabelecer alguns vínculos entre essa postura participativa e movimentos indutores de participação social nas políticas públicas de cultura de anos anteriores, tais como: a reativação do CNPC e a própria criação do SNC.

🗓️ 10/08

⏰ 16h30

🌎 Online – Youtube – https://www.youtube.com/Enecult

Coordenação de Luiz Augusto F. Rodrigues (UFF) –  Professor Titular do Departamento de Arte da UFF, vinculado à graduação em Produção Cultural e à pós-graduação em Cultura e Territorialidades. Coordena o Laboratório de Ações Culturais -LABAC /UFF. É associado a diversas redes internacionais no campo da cultura. É editor de PragMATIZES – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, e coorganizador da coleção Mirante (e-books gratuitos, parceria Instituto Grão e LABAC-UFF).

Lia Calabre (PPGMA-FCRB; PPCult- UFF) – Professora do Programa de Pós-Graduação Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e da Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (UFF). Integrante da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão da FCRB, do Laboratório de Ações Culturais (LABAC) da UFF e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA).

Deborah Rebello Lima (UFRJ) – É produtora e gestora cultural. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e bens Culturais pelo CPDOC/FGV e doutora em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Foi assessora técnica do Setor de Estudos em Políticas culturais da Fundação casa de Rui Barbosa (MinC). Atualmente é integrante da equipe do Sistema de Museus, Acervo e Patrimônio Cultural, SIMAP/UFRJ.

Clarissa Semensato (UECE) – É Doutoranda em Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Membro da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão. Pesquisa e atua na gestão pública de cultura, sobretudo nas temáticas dos Sistemas Nacional e Municipais de Cultura.

Ana Lúcia Pardo (CAPES/PPCULT/UFF) – É gestora cultural, pesquisadora, pós-doutororanda e professora bolsista do PPCULT-UFF, atriz, conselheira no Conselho Estadual de Políticas Culturais do Rio de Janeiro. Foi ouvidora e coordenadora da Divisão de Políticas Culturais da Representação do MinC RJ/ES, assessora da Funai, da Funarte e da Fundação Biblioteca Nacional. É integrante da diretoria da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC).

Steven Dutt-Ross (UNIRIO) – Professor Adjunto do Departamento de Métodos Quantitativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO onde realiza pesquisas sobre Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Sociais. Focado nesses métodos aplicados ao setor público, trabalha com estatística, cultura, ciência política, gestão pública, design e economia. Entusiasta do R e do Python. Faço palestras e cursos sobre essas linguagens.

Marcelo Silveira Correia (UFF) – Doutorando em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Atuou como diretor artístico do Centro Cultural Artístico da Região Oceânica (Niterói). Foi gestor cultural e professor em ponto de cultura (MinC). Foi consultor da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, junto a ação Apoio à Elaboração de Planos Municipais de Cultura. Preside a organização social Instituto Grão – programas ambientais e ações culturais. Coorganizador da coleção Mirante.

A atividade faz parte do GT Políticas Culturais do XVIII Enecult, que acontece entre 9 e 12 de agosto, de forma híbrida.