Mesa Coordenada | Políticas Culturais, Ação estatal e sujeitos de direito: estratégias de construção pública de antagonismos, moralidades e regimes de verdade

No dia 10 de agosto, às 14h, na programação do XVIII Enecult, acontecerá a mesa coordenada Políticas Culturais, Ação estatal e sujeitos de direito: estratégias de construção pública de antagonismos, moralidades e regimes de verdade.

A proposta da mesa é reunir diferentes pesquisadoras e pesquisadores que debatem temáticas ligadas ao campo das políticas culturais, projetos governamentais e ações públicas nos mais diferentes âmbitos e perspectivas. A mesa traz o debate a partir da dimensão acadêmica, institucional e etnográfica. Serão contemplados os seguintes pontos: 1) uma leitura de determinadas categorias analíticas provindas dos estudos de políticas públicas para a cultura 2) a ‘digestão’ desse material a luz do acervo teórico (em nada isolado aqui das outras disciplinas das ciências sociais, mas com inflexões próprias), das temáticas e das proposições metodológicas de diferentes campos disciplinares, 3) a consideração que tal percurso pode nos ensinar sobre o fazer prático de pesquisadores quando atuando em intervenções governamentais. Através das diferentes análises propostas aqui emergem distintos projetos ou distintas ênfases, cuja inserção na agenda pública se torna objeto de disputas, de negociações e de debates. É objetivo da mesa explorar essas dimensões a fim de descrever o modo como as políticas públicas e o Estado se produzem na vida cotidiana, a forma como os sujeitos agenciam seus direitos e sua relação com as instâncias normativas e com sua rede de relações e na arena política.

🗓️ 10/08

⏰ 14h

🌎 Online – Youtube

Coordenação de Patricia Martins (UFSC, IFPR)

Simone Toji (Universidade de St Andrew, IPHAN) – Doutora em Antropologia Social, professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Belas Artes e servidora do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN). Atualmente é pesquisadora visitante no Centro Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America. Seus projetos de pesquisa exploram questões em torno de estudos migratórios, etnografia, cosmopolitismo, estudos urbanos e patrimônio cultural.

Lorena Avellar de Muniagurria (IA/UNICAMP, USP, UIUC) – Doutora em antropologia social pela (USP) e pós-doutoranda no Instituto de Artes da UNICAMP junto ao Projeto Temático FAPESP “O Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia”. É autora de Políticas da cultura: trânsitos, encontros e militância na construção de uma política nacional (Humanitas/Fapesp, 2018) e coautora de Leitura e interpretação de textos historiográficos (Intersaberes, 2017), escrito com Bruno Zorek. Seus temas de interesse incluem políticas culturais, patrimônio imaterial, ativismo cultural e antropologia das formas expressivas.

Ary Fábio Giordani Daniel (UFPR) – Músico, sound designer e educador, doutor em etnomusicologia (USP) e mestre em musicologia histórica (UFPR), professor adjunto na Universidade Federal do Paraná onde atua nas áreas da etnomusicologia, da tecnologia de áudio, da extensão universitária e das políticas públicas para cultura, além de integrar coletivos culturais e artísticos na capital e no litoral do estado do Paraná.

Manuel Gama (PolObs, CECS-ICS, Universidade do Minho – Portugal) – Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura pela Universidade do Minho, mestre em Educação Artística e licenciado em Gestão Artística e Cultural pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com estágio de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, na Universidade de Santiago de Compostela e na Universidade de São Paulo.

A atividade faz parte do GT Cultura, Conflitos e Controvérsias Públicas do XVIII Enecult, que acontece entre 9 e 12 de agosto, de forma híbrida.