Mesa Coordenada | Brasil aos pedaços: Mídia, evangélicos e vozes da resistência

Mesa Coordenada | Brasil aos pedaços: Mídia, evangélicos e vozes da resistência

No dia 11 de agosto, às 14h, na programação do XVIII Enecult, acontecerá a mesa coordenada Brasil aos pedaços: Mídia, evangélicos e vozes da resistência.

A Mesa proposta objetiva analisar alguns aspectos relacionados ao atual cenário político e cultural brasileiro, marcado por elementos autoritários e profunda crise institucional. Um dos aspectos analisados é o protagonismo dos meios midiáticos de comunicação no cenário que resultou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, instauração do governo de Michel Temer, na eleição de Jair Messias Bolsonaro. Procuramos ainda analisar algumas estratégias discursivas as quais enquadraram manifestações públicas de protesto, reforçaram a desqualificação da presidenta, mitificaram representantes do poder judiciário e culminaram numa grave crise institucional. Além disso, será debatida a ascensão de segmentos importantes no cenário político-cultural atual, com destaque para a mobilização do campo religioso dos grupos evangélicos, em particular o fenômeno da mobilização destes setores nas redes sociais. Finalmente, serão discutidas algumas estratégias de resistência ao autoritarismo ao atual governo, com destaque para a atuação dos povos indígenas

🗓️ 11/08

⏰ 14h

🌎 Online – Youtube – https://www.youtube.com/Enecult

Coordenação de Rita de Cássia Aragão Matos (UFBA) – Docente dos Cursos Bacharelados Interdisciplinares do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos e do PPG em Cultura e Sociedade UFBA. Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas UFBA. Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela/Espanha e UFRB (2019).

Catiane Rocha Passos de Souza (IFBA) – Doutora pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Professora do Departamento de Linguagens do Instituto Federal da Bahia – IFBA / Campus Salvador.  Coordena o Projeto Mapa Cultural (IFBA). É pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa GPEC (IFBA). 

A atividade faz parte do GT Cultura, Conflitos e Controvérsias Públicas do XVIII Enecult, que acontece entre 9 e 12 de agosto, de forma híbrida.