Mapeamento da Diversidade Cultural (13.09.17, 8h30, Sala 101, PAF III)

Coordenação: José Márcio Barros (UEMG)

Os mapeamentos culturais têm sido objeto e instrumento de diversas iniciativas na gestão cultural. A maioria destas experiências têm utilizado o meio digital e hiperconectado como ferramenta para inventariar agentes, artistas, produtores, espaços, equipamentos, eventos e coletivos culturais. Por outro lado, em uma proporção bem menor, encontramos experiências de mapeamentos culturais que buscam o caminho empírico do trabalho de campo. Desta maneira, estar em campo e conhecer o território e as interações sociais fazem parte do processo de cartografar modos de viver, buscando uma compreensão da diversidade cultural destas territorialidades. Nesta segunda opção, a experiência empírica e a experiência virtual, se complementam. Portanto, o curso apresenta estes contextos para seus participantes, por meio de um arcabouço conceitual e prático, trazendo estudos de casos que possam colaborar para reflexões sobre mapeamentos no contexto da diversidade cultural.

Ministrantes: José Márcio Barros (UEMG) e Ana Paula do Val (Observatório da Diversidade Cultural)

José Márcio Barros é doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leciona na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na Universidade do Estado de Minas Gerais e é professor convidado do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Coordena o Observatório da Diversidade Cultural e o programa Pensar e Agir com a Cultura. Integra a Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais.

Ana Paula do Val é mestre em Estudos Culturais na EACH-USP e especialista em cultura e comunicação pela Universidade Paris VIII, França, com ênfase em políticas culturais, mídias, arte e tecnologias. Trabalha e pesquisa os campos da cultura, movimentos culturais, cidade e comunicação e ministra cursos de mediação cultural e políticas culturais. Atualmente é colaboradora do Observatório da Diversidade Cultural.