Introdução à Avaliação Sistêmica de Políticas Públicas no campo da Cultura (13.09.17, 8h30, auditório 1 do PAF V)

Coordenação: Paulo de Martino Jannuzzi (Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE)

Em uma conjuntura de primazia da visão reducionista do papel do Estado e do escopo das Políticas Públicas, as Políticas e Programas no campo da Cultura vêm sofrendo questionamentos, descontinuidades e riscos de subfinanciamento público. Partindo desse contexto, o minicurso apresenta a abordagem sistêmica de avaliação, considerando a complexidade operacional e interfederativa de políticas e programas no país, evidenciando a necessidade de produção de indicadores e estudos específicos para as diversas etapas de implementação e para análise de seus componentes sistêmicos – recursos orçamentários, recursos institucionais, recursos humanos, portfólio e qualidade de serviços, equipamentos e participação social. Procura-se trazer algumas experiências concretas de aplicação no campo das Políticas Sociais e Culturais, contribuindo para que técnicos e gestores da área possam entender melhor a temática e se preparar para trazer evidências qualitativas e quantitativas de seus projetos e iniciativas.

Ministrantes: Paulo de Martino Jannuzzi (Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE) e Leonardo Hernandes

Paulo Jannuzzi leciona no Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (IBGE) e na Escola Nacional de Administração Pública. É pesquisador PQ/CNPq e pesquisador associado da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas. Integra o Painel de Especialistas em Avaliação do International Evaluation Office do Programa das Nações Unidas em Nova York.

Leonardo Hernandes possui graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, gestão cultural e fomento a projetos culturais. Foi diretor de gestão de Mecanismos de Fomento no Ministério da Cultura, gerente de promoção na Fundação Nacional das Artes e subsecretário de Fomento à Cultura na Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal.