Indicadores e produção de dados em economia da cultura (14.09.17, 14h, auditório do PAF III)

Coordenação: Renata Rocha (UFBA)

Ao contrário do campo dos indicadores econômicos, já consolidado e dotado de diversas informações estatísticas oficiais, a construção de uma base de dados referentes ao campo da cultura é bastante recente. A ausência de indicadores e dados culturais consolidados, e dotados de efetiva comparabilidade, é um desafio reconhecido mundialmente por gestores públicos e organismos multilaterais. Este relato de experiência busca, portanto, enfatizar experiências práticas de construção de indicadores específicos para a cultura, por meio da coleta sistemática e da consolidação e interpretação dos dados neste campo.

Expositores: Cristina Lins (IBGE) e Daniele Canedo (UFRB)

Cristina Lins é economista, mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (IBGE) e consultora independente em pesquisa e indicadores culturais. Pesquisadora da Rede de Estudos em Políticas Culturais (REDEPCULT) e professora do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes. Foi coordenadora técnica durante 11 anos do Sistema de Informações e Indicadores Culturais do IBGE.

Daniele Canedo é gestora cultural, capoeirista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É doutora em Cultura e Sociedade pela UFBA e em Mídia e Estudos da Comunicação (Doctor in Media and Communication Studies), pela Universidade Livre de Bruxelas (Vrije Universiteit Brussel, VUB). É membro dos grupos de pesquisas Motriz, na UFRB; e CULT, na UFBA. Desde 2012, coordena o projeto Gestão Cultural Mundo Afora.