Guerra cultural no Brasil dos tempos sombrios

Guerra cultural no Brasil dos tempos sombrios

A mesa Disputa e/ou guerra cultural no Brasil dos tempos sombrios acontece no dia 17 de setembro, às 16h30 e faz parte do Enecult 2020.

A atividade objetiva refletir sobre o atual cenário político-cultural vivenciado pelo Brasil, no qual se conjugam de maneira complexa e problemática o pandemônio  político-sócio-econômico-ambiental-educacional-cultural e a pandemia, submetida a uma irresponsável política sanitária da gestão federal. 

A cena brasileira contemporânea está sobredeterminada pela insistente afirmação de uma disputa e/ou guerra cultural, que mobiliza, de modo diferenciados, corações, mentes e valores em embates cotidianos entre posições democráticas, com suas variadas nuances, e posturas autoritárias, que pretendem impor a ditadura, com sua monocultura e seu neoliberalismo extremado. 

Os pesquisadores Albino Rubim (UFBA), que coordena a atividade, Alexandre Barbalho (UECE) e Lia Calabre (FCRB)  irão analisar e discutir as conexões político-culturais entre cena e cenário e desejam colaborar, dentro de suas possibilidades, para ativar movimentos alternativos ao preocupante contexto atual.

O XVI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e acontecerá entre 15 e 18 de setembro de 2020. As transmissões acontecerão através do site cult.ufba.br/enecult e também pelo Youtube.com/enecult (inscreva-se para receber notificações).

As inscrições podem ser feitas em enecult.ufba.br