Gestão de Grupos Culturais: modelos e desafios (13.09.17, 14h, auditório do PAF III)

Coordenação: Leonardo Costa (UFBA)

Já se passaram algumas décadas desde que o mercado de produção, circulação e consumo de bens simbólicos brasileiro adquiriu uma complexidade que exige uma maior especialização dos profissionais que nele atuam. Neste relato de experiência iremos abordar os papéis dos produtores e gestores culturais, desde a sua capacidade administrativa até os seus processos empreendedores, com as formas de criação de diferentes grupos artísticos.

Expositores: Rômulo Avelar, João Jorge Rodrigues (Olodum) e Marcio Meirelles (Teatro Vila Velha)

Rômulo Avelar é produtor e gestor cultural, responsável pela produção e direção de diversos espetáculos musicais. Estudou na Ecoar (RJ), primeira escola de produção cultural do país. Atuou na Fiat, MBR e Teatro Alterosa e em órgãos públicos, como a Fundação Clóvis Salgado e a Secretaria de Cultura de Minas Gerais. Atualmente trabalha como consultor de diversos grupos e entidades culturais, entre eles o Grupo Galpão e a Casa do Beco.

Marcio Meirelles é diretor teatral, cenógrafo e figurinista. Inicialmente ligado às áreas de arquitetura e artes visuais, atua em teatro desde 1972. Foi secretário de Cultura do Estado da Bahia de 2007 a 2010. É diretor artístico do Teatro Vila Velha e dirige o Bando de Teatro Olodum. Em 2012, criou a Universidade Livre de Teatro Vila Velha para a formação de artistas alinhados com a estética, os processos e a política construídos e praticados no teatro.

João Jorge Rodrigues é presidente do Olodum. É advogado e mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Tem participação como consultor na Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e como membro do conselho da Empresa Brasileira de Comunicação.