Produção de fake news sob perspectiva da semiótica

Produção de fake news sob perspectiva da semiótica

A mesa Os processos de semioses das fake news acontecerá no dia 16 de setembro (quarta-feira), das 14h às 16h, com a participação de Lucia Santaella (PUC-SP), uma das principais pesquisadoras e professoras de semiótica no país com mais de 40 livros publicados e Ronaldo Henn (UniSinos), pesquisador de semiótica e comunicação com pesquisas que abordam a produção de acontecimento nas redes sociais digitais. A atividade é coordenada pelas professoras Renata Gomes (UFRB) e Lidiane Pinheiro (UNEB).

O objetivo da mesa é discutir, sob o ponto de vista da semiótica, os processos de geração de sentidos que colaboram para a produção de fake news, bem como a semiose gerada por meio delas. Tendo em vista a relação entre o universo dos signos e o da política, sobretudo pela circulação de discursos verossímeis em bolhas sociais, a partir de notícias falsas, mentiras compartilhadas como se fossem verdadeiras ou mensagens baseadas em um mundo ficcional, a mesa propõe tratar de temas e questões como: quais são as principais características semióticas das fake news? Como elas se articulam no universo da cultura? O que e como elas representam? Como entender ciência e pós-verdade neste contexto?

O XVI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e acontecerá entre 15 e 18 de setembro de 2020. As transmissões acontecerão através deste site e também pelo Youtube.com/enecult (inscreva-se para receber notificações). As inscrições podem ser feitas em enecult.ufba.br

Assista aqui: