Etnocomunicação e estratégias protetivas dos Kaimbé

No dia 16 de setembro,  das 16h30 às 18h30, acontece a mesa Etnocomunicação e estratégias protetivas: o povo indígena Kaimbé frente à ameaça do novo coronavírus. Nela, estarão presentes dois representantes dos Kaimbé (o cacique, Seu Juvenal, e o vice-cacique Ivanílton) além dos pesquisadores Alfons Heinrich Altmicks (UCSAL) e Anayme Aparecida Canto (UNEB). A atividade é coordenada por Velda Torres (UCSAL)

Historicamente açodadas por ameaças biológicas, provindas da sociedade de entorno, as populações indígenas da Bahia viram com muito receio a chegada da Covid-19, nas fronteiras dos seus territórios. Sabedoras de que, sobretudo, a elas próprias cabia a articulação protetiva, frente à nova ameaça invisível, as populações indígenas baianas se organizaram e criaram estratégias para conter o contágio, entre os seus. No Território Indígena do Massacará, habitado pela etnia Kaimbé, as estratégias passaram pelo uso intenso das redes digitais, constituindo um franco movimento de etnocomunicação. As informações a serem trazidas, nesta comunicação proposta ao ENECULT, ratificam a assertiva fundamental de que o uso das redes digitais, pela população Kaimbé, além de primaz estratégia, no momento de pandemia provocada pela Covid-19, visando a segurança sanitária da sua população, ainda é capaz de legitimar e de divulgar a cultura Kaimbé, levando, ao éter virtual, a experiência de um projeto vivencial para os seus produtos culturais, nos quais, os espaços de subjetividade e de delicadeza estética não possuem fronteiras.

Contribuir com a discussão sobre tão urgente tema, para a Academia e para a sociedade, por si só, já justificaria a realização desta comunicação. Porém, dada a relativa escassez de estudos, sobre o assunto, e a necessidade de se estabelecer uma intervenção efetiva sobre o problema, a discussão ganha ainda maior relevância. É mister compreender os mecanismos de afirmação de uma etnocomunicação indígena, sobretudo, para que se possa engendrar caminhos em direção ao diálogo entre os saberes acadêmicos e étnicos – o que pode representar a diferença entre vida e morte, perante ameaças que se insurgem contra as populações indígenas baianas e brasileiras, nesse auspicioso momento histórico.

O XVI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e acontecerá entre 15 e 18 de setembro de 2020. As transmissões acontecerão através deste site e também pelo Youtube.com/enecult (inscreva-se para receber notificações).

As inscrições podem ser feitas em enecult.ufba.br

Assista aqui: