Documentário exibido no XIV ENECULT retrata o passado do Oeste Baiano através da arqueologia

Documentário exibido no XIV ENECULT retrata o passado do Oeste Baiano através da arqueologia

por Luana Gama

Fechando  a noite de atividades do segundo dia do XIV ENECULT, aconteceu no auditório do PAF III no Campus de Ondina, na UFBA a exibição do primeiro episódio da série O Lugar Antes de Mim, dirigido pela paranaense Karla Nascimento. A série televisiva tem o objetivo de retratar e valorizar o patrimônio material brasileiro, como se deu a formação e modos de da sociedade através da arqueologia. O filme, com duração de pouco mais de uma hora, conta a história dos registros arqueológicos de uma região da Bahia.

O filme se passa nos sítios arqueológicos do Oeste Baiano, destacando o sítio Gruta das Pedras Brilhantes, situado em São Desidério na Bahia, que possui este nome graças às pedras brilhantes do local. A origem deste efeito ainda é desconhecida, não se sabe se o brilho é resultado de uma reação natural ou da ação humana. Feito através de depoimentos de especialistas da área e um morador local, o filme narra de forma clara e objetiva os processos de construção das formações rochosas que estão no teto e no chão das grutas, às pinturas e gravuras rupestres, artefatos e  ferramentas denominadas de “Pedra Lascada” que remontam ao modo de vida das civilizações que passaram por essa região da Bahia.

O documentário evidencia a necessidade de comunicar aos moradores e frequentadores da região a importância da preservação do local e o significado do patrimônio material. Muitos que passam pelos sítios arqueológicos querem levar algum objeto ou deixam pichações dos mais variados tipos nas rochas, depredando os registros históricos dos grupos que habitaram a região no passado, o que dificulta o trabalho dos pesquisadores por não ter como identificar e interpretar a história do sítio. A conscientização é o primeiro passo para a manutenção das manifestações pré-históricas existentes da região.  

O Lugar Antes de Mim é fruto da dissertação de mestrado em Patrimônio Cultural da diretora, que trabalha com audiovisual há algum tempo. Karla já morou na cidade de Barreiras – BA e conta que o desejo de unir a comunicação com a arqueologia veio através da UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia). “Conheci os trabalhos sobre os sítios arqueológicos e vi que seria legal fazer o primeiro episódio por lá.” O próximo episódio da série será no interior do Paraná. O filme já foi exibido em algumas cidades da Bahia, no festival Sesimbra em Portugal e pela primeira vez em Salvador. O Lugar Antes de Mim proporciona uma reflexão acerca do que veio antes de nós, e como esses registros são importantes para o entendimento das nossas origens.