Diversidade e a polifonia de narrativas

Diversidade e a polifonia de narrativas

O isolamento social decorrente da Pandemia do Covid 19 produz sobre a grande maioria a impressão de que vivemos, de forma inabalável, um caos homogêneo e linear de perdas, restrições, receios e dúvidas sobre o futuro. Tal experiência se agrava em meio à crise política e de governança, pela qual passa o Brasil, especialmente na esfera federal. Entretanto, para além da contabilização de mortes, de vidas salvas e do tempo que ainda falta para a disponibilização de testes e vacinas, a pandemia também se caracteriza como uma experiência cultural que ativa valores e subjetividades marcadas por uma potente tensão entre a força do social e a dimensão individual, entre o compartilhamento coletivo e a indivisa capacidade de ser diferente.

A mesa Diversidade cultural e a polifonia de narrativas de isolamento e confinamento reúne duas mulheres para debaterem a polifonia de nossas experiências cotidianas e de nossas narrativas sobre e durante o isolamento social provocado pela pandemia.

No dia 17 de setembro, às 14h, a atriz Inês Peixoto, integrante do Grupo Galpão irá contar um pouco sobre a experiência do novo projeto cênico intitulado Histórias de Confinamento, onde mais de 400 pessoas contam suas experiências em meio ao isolamento. Já a historiadora Rosana Miziara que trabalha no Museu da Pessoa irá contar sobre o projeto Diário para o futuro, também voltado ao levantamento de narrativas do confinamento.

A partir dessas duas experiências a mesa, coordenada pelo professor José Márcio Barros, do Observatório da Diversidade Cultural, buscará debater as articulações entre a diversidade cultural e a força das narrativas que simultaneamente documentam e reinventam o cotidiano.

O XVI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e acontecerá entre 15 e 18 de setembro de 2020. As transmissões acontecerão através do site cult.ufba.br/enecult e também pelo Youtube.com/enecult (inscreva-se para receber notificações).

As inscrições podem ser feitas em enecult.ufba.br