Diversidade Cultural foi tema de minicurso no XV Enecult

Diversidade Cultural foi tema de minicurso no XV Enecult

Por Luana Gama

O que é diversidade cultural? Esta foi a questão que fundamentou o minicurso Pesquisando a diversidade cultural: contribuições das Ciências Sociais, realizado na manhã do dia 1 de agosto, no auditório do PAF 1 da UFBA, ministrado pelo pesquisador do Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais no Brasil (LaPCAB) e professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), José Rogério Lopes. O evento fez parte da programação do primeiro dia do XV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult).

Lopes é Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e levou para o minicurso teorias e ideias de pensadores como Émile Durkheim, Karl Marx e Claude Lévi-Strauss para esclarecer algumas questões relacionadas à diversidade cultural através das Ciências Sociais. Ele iniciou a minicurso explicando a etimologia da palavra diversidade, que significa a representação em um determinado grupo social das variedade de diferenças que existem entre eles. “É a qualidade do diverso, por oposição a cultura de grupo, a homogeneização da cultura de grupo, um aspecto negativo da cultura”, pontuou.

Segundo ele, quanto mais um grupo valorizar sua cultura em excesso, mais este grupo ficará restrito somente a ela, o que dificulta o aspecto multiplural proposto pelo significado do termo. Com isso, ele fez uma crítica quanto ao uso do conceito de diversidade, ressaltando que é preciso ter cuidado ao utilizar a expressão diversidade cultural. Por ser multidimensional, em alguns momentos o termo pode ser usado como sinônimo, o que pode causar certo equívoco de interpretação. “Mais do que isso, acarreta uma perda de sentido na sua utilização, sobretudo quando ele é reduzido a termos que não são equivalentes”, disse. Portanto, a noção de diversidade está associada aos conceitos de heterogeneidade e pluralidade.

O pesquisador participou de outras atividades no Enecult, além do minicurso. A tarde, ele coordenou o Grupo de Trabalho (GT) Diversidade Cultural, com a sessão Diversidade Cultural: Construtos metodológicos e teóricos e também apresentou o artigo Construindo a diversidade cultural em redes de sustentabilidade. O caso da cooperativa Açaí, de Porto Velho-RO. Para conferir o trabalho na íntegra, acesse o link.