Diálogos Emergentes | Patrimônio Cultural Imaterial em tempos de pandemia: emergências, ativismos e agendas

Às 10h da manhã do dia 10 de agosto, acontecerá o Diálogos Emergentes com o tema Patrimônio Cultural Imaterial em tempos de pandemia: emergências, ativismos e agendas, na Sala 10 da Facom.

Com o contexto pandêmico, estudos e análises apontam para a situação de vulnerabilidade os quais se encontram grande parte dos patrimônios abrangendo desde a precarização dos recursos e dos avanços de políticas pregressas bem sucedidas na defesa da sua preservação,  como também, as fragilidades das condições de existência dos grupos de detentores responsáveis pela sua continuação e reafirmação de identidades historicamente refutadas pelas noções hegemônicas patrimoniais associadas à ideia de Nação. Este Diálogo pretende apresentar cenário do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI) através de pesquisas sobre a pandemia e as suas incidências no PCI, conduzidas pela REC LAC –  Rede de Cooperação Acadêmica para o PCI da América Latina e Caribe. O debate parte da pesquisa “Patrimonio cultural inmaterial e inclusión social. Aportes para la agenda de desarrollo de la era post-COVID en América Latina y el Caribe” (UNESCO), publicação lançada durante o XVIII Enecult.

🗓️ 10/08

⏰ 10h

🌎 Sala 10 da FACOM

Coordenação de José Roberto Severino (UFBA) – Professor da Faculdade de Comunicação e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. É pesquisador do Centro de Estudos multidisciplinares em Cultura/CULT e do Diversitas/USP. Desenvolve pesquisa e extensão em patrimônio cultural, produção cultural e audiovisual relacionadas à memória social. Membro da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

Andre Luis Soares (UFSM) – Coordenador da Cátedra UNESCO Fronteiras e Migrações – UFSM. Professor do Departamento de História, UFSM. Coordenador do Programa de Educação Tutorial – PET Indígena (desde 2015), Coordenador da Cátedra

Hilda Jaqueline de Fraga (Unipampa) – Professora Associada do Curso de Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa/ RS. Pesquisadora e Curadora do Acervo Sandra J. Pesavento e Membro da Rede de Cooperação Acadêmica para o PCI da América Latina e Caribe.

Marielle Costa (Ibram) – Licenciada em Artes Visuais. Servidora do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. Chefe da Divisão de Educação da Coordenação de Museologia Social e Educação – COMUSE, área responsável pelas ações referentes à Política Nacional de Educação Museal e pela plataforma de difusão de conhecimento Saber Museu, além do assessoramento técnico aos setores educativos dos museus geridos pelo Ibram. Integra a Mesa Técnica de Formação  e Capacitação do Programa Ibermuseus e o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Museal do Museu Histórico Nacional.

Patricia San Martin (CONICET-UNR – Argentina) – Coordinadora Consejo Plural ReCAPCILAC. Editora de la Publicación "Patrimonio cultural inmaterial e inclusión social. Aportes para la agenda de desarrollo de la era post-COVID en América Latina y el Caribe" (UNESCO)

O XVIII Enecult acontece entre 9 e 12 de agosto em formato híbrido.