Diálogos emergentes | Mondiacult +40 e as políticas culturais na América Latina

No horário das 10h do dia 11 de agosto, na programação do XVIII Enecult, acontecerá o Diálogos Emergentes, que discutirá o tema Mondiacult +40 e as políticas culturais na América Latina.

A partir da segunda metade do século XX, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) assumiu um relevante papel na disseminação dos debates e reflexões sobre as políticas culturais. A incidência da organização no mundo, e em especial na América Latina, possui como um dos pontos de culminância a Conferência Mundial sobre as Políticas Culturais (Mondiacult), realizada na Cidade do México, em 1982. As políticas culturais no Brasil e demais países latino-americanos caminharam em diferentes compassos ao longo desses 40 anos, mas é inegável o diálogo com os princípios e recomendações adotados na Conferência. Como essas pautas foram incorporadas? Quais redirecionamentos foram ocorrendo desde então? Sob quais bases foram sendo construídos os novos documentos do campo? São algumas das questões discutidas nesta mesa, que celebra a publicação do livro Mondiacult 40 anos depois: impactos e desdobramentos nas políticas culturais na América Latina, organizado por Lia Calabre, Renata Rocha e Albino Rubim.

🗓️ 11/08

⏰ 10h

🌎 Auditório da Facom

Coordenação de Renata Rocha (UFBA) – Professora da Faculdade de Comunicação da UFBA. Coordenadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA) e pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA). Membro da comissão editorial da Coleção CULT (EDUFBA) e do corpo editorial do periódico Políticas Culturais em Revista.

Daniele Canedo (Cecult/UFRB) – Professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB) e do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia. Atua como Gestora de Extensão do Cecult e coordena o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA).

Emiliano Firmani UNTREF / Argentina) – É professor e pesquisador da Universidade Nacional de Três de Febrero (UNTREF). Doutor em Estudos Sociais da América Latina pela Universidade Nacional de Córdoba. Foi Secretário Técnico do Programa IberCultura Viva. Fundador da editora especializada em políticas culturais RGC ediciones e diretor da Revista Gestión Cultural.

Lia Calabre (PPGMA-FCRB; PPCult- UFF) – Professora do Programa de Pós-Graduação Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e da Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (UFF). Integrante da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão da FCRB, do Laboratório de Ações Culturais (LABAC) da UFF e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA).

Loreto Bravo (USACH/ Chile) – Assistente Social da Universidade do Chile. Docente no diplomado de gestão cultural territorial da Universidade de Santiago do Chile (USACH). Atualmente é Diretora Executiva da Balmaceda Arte Jovem no Chile.

O XVIII Enecult acontece entre 9 e 12 de agosto em formato híbrido.