Cultura é Vida, sim!

Cultura é Vida, sim!

Cultura é vida!!!

Essa foi a máxima do XVI Enecult, realizado em Salvador, na modalidade online, no período de 15 a 18 de setembro de 2020. Foram dias intensos de muitas discussões e diferentes manifestações culturais. Tivemos mais de 1476 inscritos, com uma média de participação nesses quatro dias de 518 pessoas por atividade. Ademais, foi criado um grande repositório que pode ser constantemente visitado, compartilhado, subsidiando novas discussões.

Ao longo da realização do encontro, pudemos ratificar a premissa que cultura é vida e, ampliamos a compreensão de como vem se delineando a cultura na sociedade contemporânea, especialmente no Brasil, em toda sua potência e complexidade.

Neste ano, em meio a uma conjuntura ainda incerta, e tão triste, com o Brasil superando a marca de mais de 140 mil mortes pelo novo coronavírus e diante dos frequentes ataques e desmonte de políticas nos campos da educação e da cultura tem sido cada vez mais difícil dar continuidade a projetos desenvolvidos nas universidades, bem como pelos protagonistas culturais que vivem e fazem cultura diariamente.

Nesta edição, o encontro foi gratuito em respeito à vida e às pessoas que, infelizmente, não resistiram e/ou continuam buscando superar a grave crise sanitária, política e econômica que estamos vivenciando. Com o XVI – Enecult vimos que juntas(os) atravessaremos essa pandemia e pandemônio com muita luta e perseverança.

Queremos agradecer a colaboração das(os) parceiras(os) que seguem conosco desde as outras edições do evento, sendo elas: à UFBA representada nas pessoas dos Profs. Paulo Miguez, reitor em exercício, e João Carlos Salles, reitor da UFBA, ao STI, ao IHAC, PósCultura e FACOM; aos coordenadores de atividades e expositores que tiveram que se adaptar à transmissão online para que as comunicações fossem feitas; a Agenda Arte e Cultura da Facom, colaborando com a comunicação do evento. Agradecemos também o apoio da ABEU – Associação Brasileira de Editoras Universitárias e à Edufba – Editora da UFBA pela organização da Feira de Livros – Online; à Fundação Gregório de Mattos – FGM e a generosidade das produtoras audiovisuais baianas que cederam, gentilmente, os direitos de exibição para a realização da mostra durante o período do evento; às pesquisadoras(es) e estudantes das diversas universidades do Brasil e do exterior que participaram das mesas e das discussões. À Beatriz Oliveira, Clara Tenório, Fernanda Polonio e Matheus Santana por terem se dedicado intensamente a tarefa invisível que é operar a plataforma de stream dando ao público os melhores ângulos. Ao Pense Libras em especial à Cíntia Santos e Gabriela Mattos pelo suporte na inclusão de mais acessibilidade ao evento. À Sophia Rocha e Josemira Reis que realizaram traduções simultâneas do espanhol para o português possibilitando que as comunicações fossem interpretadas para Libras. Ao professor e artista Tiganá Santana pela instigante aula-show tão relevante nesse contexto de ataque ao povo negro e às religiões de matriz afro-brasileiras.

Acreditamos que toda a produção construída, coletivamente, nesses dias pôde contribuir para o delineamento de novas trilhas para fortalecer o segmento cultural no nosso país. E essa dinâmica se transforma a cada momento com a nossa participação neste percurso. Fortalecemos também a nossa perspectiva que a UFBA está sempre em movimento, em dias de sol e em dias de tempestade! Mas tudo isso só foi possível, graças a participação de todos vocês! Nosso muito obrigada por estarem conosco nesse momento ímpar para o CULT e ENECULT!

Agradecemos a todas(os) que tornaram possível esse encontro, nos bastidores, para que pudéssemos estar juntas(os)!

Viva a Cultura!
Viva ao CULT/Enecult!
Viva a UFBA!
Viva a Universidade pública!

Comissão Organizadora do XVI Enecult
Adriano Sampaio – Coordenador do Cult
Lynn Alves – Vice-Coordenadora do Cult
Delmira Nunes – Secretária do Cult
Renata Rocha – Coordenação da Comissão Científica
Gleise Oliveira – Coordenação de Produção e Assistente da Comissão Científica
Fernanda Pimenta – Assessoria de Comunicação e Social Media
Luis Fernando Lisboa – Assessoria de Imprensa