Cultura, Cultura popular e identidade – reflexões centrais nos processos de patrimonialização da cultura (13.09.17, 8h30, Auditório do PAF III)

Coordenação: Natalia Coimbra de Sá (UNEB)

Nas últimas décadas, foram notórios os processos de patrimonialização da cultura imaterial no Brasil em âmbito federal, estadual e municipal. Se de um lado tais processos foram importantes, pois reconheceram direitos culturais, por outro, afloraram conflitos diversos entre poder público e grupos inventariados. Nesses processos, grupos e instituições culturais usam conceitos e categorias centrais para reconhecer práticas diversas como patrimônio imaterial. A oficina irá explicitar como alguns desses conceitos, tais como cultura, cultura popular e identidade, foram debatidos e atualizados por autores clássicos e contemporâneos. Serão problematizadas tais noções, tomando como base não somente a teoria, mas também saberes etnográficos mobilizados por pesquisadores nessa seara.

Ministrante: Danielle Maia Cruz (Universidade de Fortaleza – UNIFOR)

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da graduação e Pós-graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor); professora colaboradora do Programa em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará.