Aula-show com Tiganá Santana

Aula-show com Tiganá Santana

Entre comentários teóricos e performance artística o filósofo e cantor Tiganá Santana  nos presenteará no dia 16 de setembro, às 19h com uma aula-show dentro da programação do XVI Enecult. 

A apresentação intitulada Transtemporalidade, tecnologias e arte-feitiço negras, especialmente preparada para o evento, volta-se à fundamental inscrição de vivências de ancestralidade, presença e devir a partir de cultivos cosmológicos africanos e afrodiaspóricos que apresentam as suas complexas tecnologias para a experiência de espaçotempos distintos, bem como apresentam suas manifestações artístico-criativas, necessariamente, efetivas e transformativas (alicerçadas num existir coletivo).Ressonâncias e reflexões, portanto, dão esteio a esse diálogo online entre Tiganá Santana e o público presente.

Tiganá Santana é pesquisador no Instituto de Estudos Brasileiros/USP. Suas pesquisas voltam-se, principalmente, para as línguas, linguagens e cosmologias africanas, com ênfase nas línguas-cultura bantu, estabelecendo-se os cruzamentos entre tais chaves de pensamento e aquelas provenientes de outras experiências culturais de existência não ocidentais e ocidentais. Ele foi o primeiro compositor da história fonográfica brasileira a apresentar, como compositor (e intérprete), um álbum musical com obras em línguas africanas.

O XVI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e acontecerá entre 15 e 18 de setembro de 2020. As transmissões acontecerão através do site cult.ufba.br/enecult e também pelo Youtube.com/enecult (inscreva-se para receber notificações).

As inscrições podem ser feitas em enecult.ufba.br

Assista aqui: