Apresentação

Evidenciando uma importante trajetória de promoção do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento no campo da cultura, a realização de mais uma edição dos Encontros de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT) representa a consolidação de um relevante espaço de intercâmbios acadêmicos, debates e construção de conhecimento transversal e multidisciplinar para os estudiosos da área cultural.

A programação do XVI ENECULT engloba diversos formatos de interação entre os participantes: além das sessões temáticas de apresentação de trabalhos, são realizados minicursos, simpósios, relatos de experiência e encontros de redes. Todos estes espaços na programação do Encontro são complementares e não sobrepõem as temáticas a serem discutidas. Os minicursos têm duração de quatro horas e são de caráter formativo. Os simpósios reúnem especialistas, que terão duas manhãs para aprofundar e qualificar a discussão de um tema específico. Os relatos de experiência trazem para o ENECULT, um evento acadêmico, vivências de agentes culturais expressivos na realidade brasileira. Já o espaço cedido para os encontros de redes de cultura buscam fomentar o estabelecimento de vínculos entre participantes interessados em uma área ou temática específica. Já as tradicionais apresentações de Trabalho, consistem na exposição e debate dos artigos selecionados pela comissão científica do evento, que serão publicados nos anais.

​Passando por um processo constante de crescimento e aperfeiçoamento, ENECULT configura-se, atualmente, como o maior evento internacional de estudos em cultura realizado no Brasil. De 2005 a 201​5, foram mais de 2,​7​ mil trabalhos apresentados em diferentes eixos temáticos por pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais interessados em cultura; 159 ​convidados nacionais e 44 internacionais​ estiveram presentes nas mesas-redondas​, palestras​​, simpósios e minicursos​; e mais de 120 livros foram lançados no Encontro. ​​

Já passaram pelo ENECULT autores e pesquisadores de referência mundial como: Mia Couto (Moçambique), Antonio Lafuente (Espanha), Armand Mattelart (França), Armando Silva (Colômbia), Daniel Gonzalez (Argentina), Daniel Mato (Venezuela), Durval Muniz de Alburquerque Jr. (Brasil), Eduardo Nivón Bolán (México), George Yúdice (EUA), Gonzalo Carámbula (Uruguai), Manuel Garretón (Chile), José Miguel Wisnik (Brasil), Massimo Canevaci (Itália) Muniz Sodré (Brasil), Natália Ramos (Portugal), Octávio Getino (Argentina), Renato Ortiz (Brasil), Rocío Ortega (Paraguai), Rubens Bayardo (Argentina), Sérgio Amadeu (Brasil), Xan Bouzada Fernández (Espanha), Silvia Vetrale (Uruguai) e Victor Vich (Peru).

Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – ENECULT realiza sua décima sexta edição entre os dias 04 e 07 de agosto de 2020 (data ainda a ser definida), em Salvador-Bahia. Maior evento de estudos em cultura realizado no país, o encontro é uma iniciativa criada com o intuito de consolidar e avançar em um espaço de discussão sobre temas relacionados à cultura, numa perspectiva transversal e multidisciplinar.

Este ano, a programação do ENECULT inclui a realização de simpósios, grupos de trabalho (com comunicações livres), minicursos, relatos de experiência, lançamento de livros sobre estudos e pesquisas em cultura, além de apresentações culturais e feira de artesanatos e produtos da agricultura familiar instalada durante todos os dias do encontro. Os simpósios reúnem especialistas, que terão duas manhãs para aprofundar e qualificar a discussão de um tema específico. A discussão será iniciada por convidados expositores e alimentada por convidados debatedores. Os minicursos, por sua vez, têm duração de quatro horas e são de caráter formativo. Os relatos de experiência são espaços de conciliação entre ciência e comunidade, trazendo para dentro de um evento acadêmico, vivências de agentes culturais expressivos na realidade brasileira. As comunicações livres, os tradicionais Grupos de Trabalho, por sua vez, serão agrupadas em sessões temáticas de quatro horas, nas quais serão apresentados até oito trabalhos, sendo destinados 15 minutos para cada expositor e 60 minutos para o debate. Todos os trabalhos apresentados no evento serão publicados na íntegra em versão digital e disponibilizados nos anais do evento.

No intuito de ampliar nossas discussões, contaremos com 20 eixos que perpassam a multidisciplinaridade do saber cultural.

XVI ENECULT é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom).