Apresentação de trabalhos marcam tardes do XV Enecult

Por Daiane Oliveira

A 15ª edição do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) conta com apresentação de aproximadamente 400 trabalhos espalhados pelos 19 grupos temáticos que serão apresentados ao longo do evento. Já nesta quinta-feira (01), no primeiro dia de apresentações, as discussões multidisciplinares sobre cultura e a variedade de temas atraíram estudantes, pesquisadores, docentes e a comunidade externa para a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

No grupo Culturas e Universidade com olhar para Políticas Culturais nas Universidades contou com apresentação do Professor e pesquisador da UFBA, Albino Rubim, que falou sobre as Universidades, Cultura e Políticas Culturais. Além da interessante temática de políticas culturais para museus universitários com Gabriela Silva e Sidélia Teixeira.
Dentre os Grupos de Trabalho (GTs), o tema Culturais Digitais prendeu a atenção dos participantes com o tema Comunicação e Engajamento Sócio-político-cultural: Novas Maneiras de Sentir e de Atuar em Tempos Digitais. Uma das apresentações desta mesa foi de Christiane Campos trazendo o Ciberativismo e Engajamento: Mobilização da Audiência Acionada por Influenciadoras Digitais Negras. Pela atualidade do tema e necessidade de debater o racismo também na internet os participantes se mostraram engajados para perguntas.

Já no grupo temático de Culturas e Artes com foco na música a escritora Claudia Vasconcelos falou sobre a Percurso e Produção Musical de Gonzagão e Gonzaguinha trazendo para a sala um pouco da sua vivência no interior da Bahia que se tornou pesquisa. No mesmo eixo temático o autor Adrian Estrela Pereira fez uma breve explanação sobre a similaridade entre os ritmos Cabila e Ijexá, o que remeteu o público a reflexão de como a cultura africana está enraizada no Brasil e muitas vezes não é destacada.

No GT de Culturas e Identidades com recorte de Identidades, Literatura e Poesia, a Randra Kevelyn Barros, orientada pela docente Elizabeth Lima, trouxe uma análise das culturas e identidades indígenas na contemporaneidade com o olhar da escritora Graça Graúna. A escritora, crítica literária e professora de literatura, Graça Graúna é indígena potiguara.

Para fechar sem esquecer das pesquisas que colocam as crianças como sujeitos de conhecimento e direitos, o GT Culturas e Infâncias pensando na Educação e Inclusão trouxe importantes debates como A Educação Infantil no Campo e a Valorização da Criança Enquanto Sujeito de Direitos, com Edineide Costa e O lúdico na Aprendizagem de Crianças com Autismo: Rompendo a Cápsula com Tathiana Sanches.

Confiram fotos dos GTs pelas lentes de Marco Correia: