Muito obrigado e até o próximo Enecult!

Muito obrigado e até o próximo Enecult!

O XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (XIII ENECULT) chegou ao fim com um saldo extremamente positivo. Foram cerca de 330 trabalhos apresentados, dos mais de 540 submetidos, em 14 eixos temáticos. Para além das 48 sessões de apresentação de trabalhos, foram realizadas 19 atividades-extras (dentre mesas-redondas, palestras, minicursos, simpósios, relatos, encontro de redes, lançamento de livros e exposição). Nesta edição foram 672 inscritos.

Gostaríamos enfaticamente de agradecer a todos que contribuíram para sua realização. Trata-se de um evento de construção coletiva e que conta com a participação de um número muito grande de pessoas para se tornar possível.

Inicialmente, cabe agradecer aos mais de 80 convidados que se dispuseram a contribuir nos diversos espaços de apresentação, debate e intercâmbio de reflexões, estudos e experiências no vasto campo da cultura. Também ressaltamos a participação ativa e empenhada da comissão científica, que reuniu 27 coordenadores de Grupos de Trabalho e cerca de 170 pareceristas.

Em relação à equipe, o XIII ENECULT contou com uma colaboração substantiva da comissão organizadora, que coordenou as diversas atividades da programação. São eles: Paulo Miguez (programação de abertura), Eduardo Gomes, Nathália Coimbra, Gisele Nussbaumer, Paulo Jannuzzi, José Márcio Barros, José Muniz Júnior e Fayga Moreira (minicursos); Leandro Colling e Marcelo de Trói, Albino Rubim, José Roberto Severino e Casimira Grandi, Alexandre Barbalho e Mariella Pitombo (simpósios); Leonardo Costa, Renata Rocha e Filipe Brito e André Araújo (relatos de experiência); Luciana Lima (mesa redonda – programação paralela); José Márcio Barros e José Rogério Lopes, Thiago Rodrigues (encontros de redes), equipe da EDUFBA (lançamento de Livros) e Renata Pitombo, Theo Zurc e Gina Reis (exposição). Destacamos ainda a colaboração de Eduardo Gomes, como mestre de cerimônias em nossa abertura. A produção, por sua vez, sob a coordenação de Gleise Oliveira e da secretária do evento, Delmira Nunes, envolveu o trabalho de 60 monitores, com a gestão da Produtora Jr., e três assistentes, Laercio Souza, Nathália Borges e Vanessa Avelar. A comunicação, comandada por Tess Chamusca, contou com 10 estudantes que fizeram a cobertura do evento, os fotógrafos Daniel Figliuolo e Marco A. Correia e o assistente Daruych Rachid. O design gráfico ficou a cargo de Quintino Andrade.  

O encontro contou com o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com o apoio da Editora Vozes, da Editora da UFBA (EDUFBA), da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPEX), do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais da UFBA (NAPE), e da TVE e Rádio Educadora. Como parceiro, cabe destacar a participação da Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba).

Ademais, pela especial contribuição para o evento, agradecemos, uma vez mais, a Paulo Miguez, Eduardo Luiz Andrade Mota, Flávia Rosa e equipe EDUFBA, Carlos Albano, Ednei Santana, Antonio Ruibaldo, Débora Moura, Carla Bahia e equipe GERE, Associação dos Artesãos da Bahia, Antonio Fernando Queiroz, Rosalba Oliveira, Vitório Passos, Elizabeth Reis Teixeira e equipe NAPE, Gustavo Pinho e equipe IRDEB.

Por fim, mas não menos importante, gostaríamos de reconhecer a importância e a imensa contribuição de cada um dos participantes do ENECULT. É para eles e por meio deles que este espaço de encontro, reflexão e intercâmbios se realiza a cada edição, há treze anos.

Renata Rocha e Leonardo Costa

Coordenadores do XIII ENECULT