Agradecimentos XV Enecult

Agradecimentos XV Enecult

Em tempos de ódio e intolerância, o Enecult trouxe à tona reflexões e trocas de experiência de estudos entre diferentes áreas do conhecimento no campo da cultura. Mesmo no cenário de muitas incertezas, o XV Enecult – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura aconteceu e cresceu, o que pode ser comprovado em números.

Acreditamos que se propagou nesse Enecult a ideia de que a cultura contribui para a redução da violência. Nestes dias de encontro a programação do ENECULT acolheu diversos formatos de interação: palestras, sessões temáticas de apresentação de cerca de 400 trabalhos, seis minicursos, cinco simpósios, três relatos de experiência e encontros de redes.

Nesta edição a programação artística e cultural esteve presente desde a abertura até os últimos minutos do Evento que foi encerrado com roda de capoeira e ciranda da resistência. Gostaríamos de agradecer aos artistas, pesquisadores e professores que se comprometeram nesta programação.

Nesta edição, o encontro contou com patrocínio da CAPES, apoio cultural da Secult-BA através da Fundação Pedro Calmon e com a contribuição de benfeitores que contribuíram na campanha de financiamento coletivo. Tivemos também diversos apoiadores, como a IRDEB, TVE, Rádio Educadora, TV UFBA e a Agenda Arte e Cultura da Facom, colaborando com a comunicação do evento. A Benfeitoria apoiou a criação da campanha de financiamento coletivo. Apoio também da ADABA – Associação dos Artesãos da Bahia, Retroterapia, artistas e ações de extensão e pesquisa da UFBA que fizeram dos momentos de relaxamento, confraternização e intervalos muito mais agradáveis. Agradecemos também à Edufba – Editora da UFBA pela organização do lançamento dos livros e ainda ao NAPE – Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais, pelo suporte na inclusão de mais acessibilidade ao evento.

Foram mais de 1500 inscritos, 753 trabalhos submetidos e 475 artigos aprovados. Passaram por essa edição mais de 750 pessoas de 22 estados brasileiros além da participação de pessoas de outros lugares do mundo. A Edufba superou em mais de 70% as vendas dos livros se comparado com o último Enecult.

Um evento de sucesso se constrói com muitas mãos – que estiveram dadas em toda trajetória – nossos parceiros. Agradecemos a todos da comissão científica que selecionaram os trabalhos e organizaram as sessões. Agradecemos à equipe de produção super poderosa: Gleise Oliveira e Nayanna Mattos, que organizaram toda a estrutura do evento nos mínimos detalhes. Ana Paula Sampaio, por ter aceitado com carinho e competência a tarefa de organizar nossa programação artístico-cultural. Delmira Nunes por compartilhar a memória do evento nesses 15 anos e organizar as inscrições e relações internas na UFBA para que o evento acontecesse. Laércio Souza e Anderson Tito, que apoiaram a produção executiva mais uma vez com alegria e primor. Agradecemos aos estudantes que apoiaram na produção executiva e também aos estagiários do CULT Luiz Paulo Fernandes, Juliana Costa Daiane Nascimento e Annandra Lis. Agradecemos a Gabriela Guimarães pelo apoio com a Benfeitoria. Somos gratos também à equipe de comunicação: Fernanda Pimenta, que cuidou da comunicação do Encontro, Luis Fernando Lisboa, no relacionamento com a imprensa, aos fotógrafos Dan Figliuolo e Marco Correia e aos estudantes que tiveram a experiência de cobertura de um evento. Os textos e fotos já estão no site.

Ademais, pela especial contribuição para o evento, agradecemos, uma vez mais, a Paulo Miguez, Ednei Santana, Fábio Velame, Carlos Albano, Antônio Ruibaldo, Flávia Rosa, Daniel Santos e equipe EDUFBA, Euler Penha, José Gonçalo Cazumbá e equipe NAPE, Carla Bahia e equipe GERE, Amanda Palma e equipe Agenda Arte e Cultura, Rosane Carvalho, João Durães e equipe ADABA, Sara Rangel, Carlos Tadeu e equipe SUMAI, Antônio Balbino, Oscar Eleutério e equipe COSEG e a todas/os as/os funcionárias/os UFBA que trabalharam direta ou indiretamente para a execução deste Encontro.

Por fim, mas não menos importante, gostaríamos de reconhecer a importância e a imensa contribuição de cada um dos participantes do ENECULT. É para eles e por meio deles que este espaço de encontro, reflexão e intercâmbios se realiza a cada edição, há quinze. Queremos Menos ódio, Mais Diálogo. Menos Ódio, Mais Informação. Menos Ódio, Mais Respeito. menos ódio, Mais Universidade, Menos Ódio, Mais Cultura.

Saudações culturais!