XI ENECULT – Inovações culturais

 

12 de agosto de 2015 (quarta-feira), das 14h às 16h, no auditório do PAF III da UFBA, no campus de Ondina, em Salvador – Bahia
 

COMO PARTICIPAR: 

  • Não há necessidade de inscrição prévia nos simpósios, minicursos e relatos de experiência. O acesso a cada uma dessas atividades será concedido por ordem de chegada, prioritariamente aos inscritos no XI ENECULT até a lotação do espaço. 
  • Após o acesso dos inscritos no XI ENECULT, havendo vaga no auditório, o acesso será liberado ao público em geral, após 15 minutos de iniciada a atividade. 
 

Ementa: A cultura vive e se atualiza cotidianamente. Apesar de ser um campo mais amplo, quando falamos em cultura, de imediato, pensamos na sua capacidade imanente de renovação. Criatividade, invenção e inovação são quase sinônimos de cultura. Nada mais adequado aos relatos de experiência que colocar em cena e discussão públicas experiências inovadoras em cultura. A construção de um novo modelo de bienal configura a experiência da III Bienal da Bahia acontecida em 2014. O Mercado Iaô reúne, na Ribeira, belo bairro de Salvador, música, artesanato, gastronomia, outras artes e muitas comunidades culturais do território mobilizadas pelo projeto. Duas experiências díspares, mas reunidas por inovações culturais. 

Coordenadora e Mediadora: Cláudia Leitão (UECE)

Convidados-expositores:  

Marcelo Rezende (MAM/BA)

Escritor, crítico e curador, Marcelo Rezende é diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA) e foi diretor artístico da 3a Bienal da Bahia (2014). Entre seus projetos destacam-se À la Chinoise (Hong Kong, 2007), Comunismo da Forma (São Paulo, 2007; Toronto, 2009) e Ver o Tibet (Rio de Janeiro e Nova York, 2010). No Brasil, foi curador do projeto  Estado de Exceção – Venha Ver a Coréia (Ver Você), no Paço das Artes de São Paulo (2008). Criou o Jornal 28b, uma plataforma de conteúdo da 28ª Bienal de São Paulo – Em Vivo Contato (2008). É autor do romance “Arno Schmidt” (ed. Planeta, 2005).

 

Teresa Carvalho (Mercado Iaô/BA)

Graduada em Pedagogia pela UNEB. Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma Universidade, Mestranda em Administração e Gestão Social pela UFBa. Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em educação não formal, e de ensino na área de Metodologia da Pesquisa em Educação, Fundamentos da Educação, Política e Gestão Educacional. Atua como Diretora de Projetos na Associação Fábrica Cultural.