XI ENECULT – Cultura e comunicação

Cultura e comunicação na EXPO MILANO: direitos no corpus digital

 12 de agosto de 2015, das 8h30 às 12h30, auditório da FACOM do campus de Ondina da UFBA, em Salvador – Bahia
 

COMO PARTICIPAR: 

  • Não há necessidade de inscrição prévia nos simpósios, minicursos e relatos de experiência. O acesso a cada uma dessas atividades será concedido por ordem de chegada, prioritariamente aos inscritos no XI ENECULT até a lotação do espaço. 
  • Após o acesso dos inscritos no XI ENECULT, havendo vaga no auditório, o acesso será liberado ao público em geral, após 15 minutos de iniciada a atividade. 

Ementa: A proposta desta oficina é criar um espaço de discussão sobre as questões relacionadas com a cultura e a comunicação contemporâneas em uma perspectiva multidisciplinar, com foco nas diversas formas de comunicação virtual, no sentido de compreender as relações de identidade com os espaços, através da memória, da história e dos direitos humanos no debate internacional.

Coordenação: José Roberto Severino (UFBA)

Ministrantes:

Casimira Grandi (UNITN.IT)

Professora de História Social da Faculdade Social da Sociologia da Universidade de Trento. Docente de História social da população de norte-leste da Itália moderna e contemporânea, com especial atenção às dinâmicas naturais e sociais. Pesquisadora associada do Istituto degli Innocenti, Firenze;com o Centro Studi Emigrazione, Roma; da Association Internationale pour l’Histoire des Alpes, Universite Pierre Mendes, France, Grenoble.

José Roberto Severino (UFBA)

É professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: história, comunicação e patrimônio cultural. Professor da disciplina Política da Cultura e da Comunicação, da Faculdade de Comunicação, e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. É pesquisador do Grupo de Estudos multidisciplinares em Cultura CULT e pesquisador associado do Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Universidade de São Paulo. No projeto Intolerância/Tolerância – Democracia e Cidadania, do Programa Institutos do Milênio CNPq é coordenador do Projeto Memória e Identidade, com foco em políticas culturais e a migração/imigração contemporâneas. Atua no campo da História da Cultura.