XI ENECULT – Diversidade Cultural

10 anos da Convenção da Diversidade Cultural: conquistas e desafios

 12 de agosto de 2015, das 8h30 às 12h30 no auditório I PAF I da UFBA, no campus de Ondina, em Salvador -Bahia
 
 

COMO PARTICIPAR: 

  • Não há necessidade de inscrição prévia nos simpósios, minicursos e relatos de experiência. O acesso a cada uma dessas atividades será concedido por ordem de chegada, prioritariamente aos inscritos no XI ENECULT até a lotação do espaço. 
  • Após o acesso dos inscritos no XI ENECULT, havendo vaga no auditório, o acesso será liberado ao público em geral, após 15 minutos de iniciada a atividade. 

 

 

Ementa: 10 anos após a aprovação e adoção da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, este mini curso pretende debater com os participantes e convidados a efetividade deste instrumento político e institucional internacional, os avanços empreendidos e os desafios que necessitam ser enfrentados. Uma especial ênfase será dada às políticas culturais brasileiras e sua capacidade de responder aos compromissos assumidos através da Convenção.

Coordenação: José Márcio Barros (PUC-Minas),  Juan Brizuela, Kátia Costa, Giuliana Kauark, Renata Melo e Plínio Rattes (CULT/UFBA)

Ministrantes:

Giselle Dupin (MINC)

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, pela UFMG, com pós-graduação em Relações Internacionais (pela PUC-MG) e em Gestão Cultural (pela Universidade de Paris Dauphine). Atualmente, é servidora da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, onde trabalha principalmente com a política de relações internacionais, tendo atuado, nos últimos dez anos, com ações de difusão da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, acordo internacional administrado pela UNESCO, para o qual ela é o Ponto Focal no Brasil, e membro do Painel de Especialistas da Unesco para essa Convenção.

Geraldo Moraes (Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural)

Diretor, roteirista e produtor de cinema, concentra sua filmografia em temas relacionados à cultura do Centro-Oeste brasileiro. É professor da UNB e foi secretário nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura, durante a gestão de Antônio Houaiss, quando contribuiu para a administração do Prêmio Resgate do Cinema Brasileiro e participou da regulamentação da Lei do Audiovisual. Foi presidente do Congresso Brasileiro de Cinema, e trabalhou pela criação da ANCINAV – Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual e pela aprovação da Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (Convenção da UNESCO). Criou a Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural e é membro do Conselho Diretor da Federação Internacional das Coalizões (FICDC).

Paulo Miguez (UFBA)

Vice-Reitor da UFBA para o quadriênio 2014-2018. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia UFBA (1979), mestre em Administração (UFBA, 1995) e doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas (UFBA, 2002). É professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), do qual foi coordenador entre 2010 e 2012, e pesquisador do CULT – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (UFBA). Foi Assessor Especial do Ministro Gilberto Gil e Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, de 2003 a 2005, e membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, entre 2009 e 2011. Principais áreas de interesse: estudos sócio-econômicos da cultura; políticas culturais; e estudos da festa, com ênfase no carnaval.

Clélia Neri Côrtes (UFBA)

Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (1978), mestrado em Educação pela UFBA (1996), doutorado em Educação pela UFBA (2001) e doutorado sanduiche pela Facultad de Folisofía y CC. Educación – Universitat de Valência- Espanha (1999). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos-IHAC/UFBA e Tutora do PET- Conexões comunidades Indígenas/UFBA. Foi responsável pela área de Concentração Políticas e Gestão da Cultura no IHAC(2011-2014). Ao desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão tem se voltado, especialmente, para as temáticas das políticas culturais e diversidade; gestão das organizações culturais; cultura e educação; agua, biodiversidade, saberes e práticas culturais em territórios indígenas e pluriculturais.

 

COMO PARTICIPAR: 

  • Não há necessidade de inscrição prévia nos simpósios, minicursos e relatos de experiência. O acesso a cada uma dessas atividades será concedido por ordem de chegada, prioritariamente aos inscritos no XI ENECULT até a lotação do espaço. Clique aqui para se inscrever no XI ENECULT. 
  • Após o acesso dos inscritos no XI ENECULT, havendo vaga no auditório, o acesso será liberado ao público em geral, após 15 minutos de iniciada a atividade.